Religião

Bispo que irá auxiliar Dom Antônio: 'Caminharemos juntos na Arquidiocese'

Dom Carlos Alberto Breis foi apresentado durante coletiva

Por 7Segundos 05/01/2024 11h11 - Atualizado em 05/01/2024 12h12
Bispo que irá auxiliar Dom Antônio: 'Caminharemos juntos na Arquidiocese'
Coletiva de imprensa de apresentação do arcebispo coadjutor dom Carlos Alberto Breis - Foto: Marcos Filipe / 7Segundos

A Arquidiocese de Maceió apresentou nesta sexta-feira (05), durante coletiva de imprensa, o arcebispo coadjutor dom Carlos Alberto Breis. Nomeado pelo Papa Francisco, ele irá conduzir o governo arquiepiscopal ao lado de Dom Antônio Muniz Fernandes.

A função de um coadjutor é ajudar e substituir um bispo no exercício de suas funções, com direito à sucessão. No entanto, durante entrevista, Dom Antônio Muniz contou que ainda tem alguns anos à frente da arquidiocese.

Desde a chegada de dom Muniz, em fevereiro de 2007, a Arquidiocese dobrou de tamanho, passando de 62 para 107 paróquias, áreas pastorais e quase paróquias. O Clero, que tinha 70 integrantes, hoje dispõe de cerca de 170 pessoas.

“Depois dos 70 anos, não temos mais a mesma energia. Se eu nessas condições criei tantas paróquias novas com a ajuda do Clero, imagina com chegada do bispo. Vamos trabalhar juntos”.

Em sua fala, dom Carlos Alberto Breis também ressaltou a importância de trabalhar em conjunto. “Creio que inicialmente é tempo de conhecer. Ninguém ama o que não conhece. Visitando, paróquias, comunidades, conversas com o Clero, caminhando pelas cidades. Escutar é fundamental”.

A coletiva ocorreu no Seminário de Nossa Senhora da Assunção, no Farol. 

Apresentação 

Ele será apresentado em sessão solene cívica na sexta-feira (5), no Teatro do Colégio Marista, às 20h, e será acolhido pelo Povo de Deus, na Catedral de Nossa Senhora dos Prazeres, no sábado (6), com a celebração da Santa Missa, às 10h