Polícia

Suspeitos de financiar atos golpistas de 8 de janeiro são alvos da PF em 11 estados e no DF

Agentes cumprem 46 mandados de busca e apreensão e um de prisão. Alvos não tiveram nomes divulgados

Por G1 08/01/2024 10h10 - Atualizado em 08/01/2024 10h10
Suspeitos de financiar atos golpistas de 8 de janeiro são alvos da PF em 11 estados e no DF
Atos criminosos em Brasília no dia 8 de janeiro de 2023 - Foto: Joedson Alves/Anadolu Agency via Getty Images

A Polícia Federal cumpre, na manhã desta segunda-feira (8), mandados contra suspeitos de financiar e fomentar os atos golpistas contra as sedes dos Três Poderes, em Brasília, em 8 de janeiro de 2023 – há exatamente um ano.

Ao todo, estão sendo cumpridas 47 ordens judiciais: um mandado de prisão preventiva contra um alvo na Bahia e 46 mandados de busca e apreensão espalhados pelo país.

Os nomes dos alvos não foram divulgados até a última atualização desta reportagem. A TV Globo apurou que a prisão preventiva é contra Wagner Ferreira Filho, que teria pagado R$ 24 mil para fretar um ônibus de manifestantes. Material genético dele foi encontrado no Congresso após os atos.

As ações são cumpridas no Distrito Federal e em vários estados, como Bahia, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Maranhão, Paraná, Rondônia, São Paulo, Tocantins e Santa Catarina.

A operação é autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro Alexandre de Moraes também determinou ainda bloqueio e indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados. Segundo as investigações, os prejuízos ao patrimônio público beiram os R$ 40 milhões.

Segundo a PF, as ações desta segunda compõem a 23ª fase da operação Lesa Pátria, deflagrada no dia seguinte aos atos golpistas para investigar participantes, financiadores e mentores do episódio.

As investigações subsidiaram, por exemplo, o relatório da CPI dos Atos Golpistas no Congresso e as mais de 6,2 mil decisões tomadas pelo ministro Alexandre de Moraes nos processos relativos aos atos.

De acordo com um balanço do STF, 146 réus serão julgados até abril de 2024 em 10 sessões virtuais. Além desses réus, o STF retomará o julgamento, a partir de fevereiro, de outras 29 ações penais.

Desde setembro, quando começou a julgar os casos, a Corte já condenou 30 pessoas acusadas de participação nos atos antidemocráticas.

A operação Lesa Pátria é tratada pela PF como permanente, e os suspeitos de participação e financiamento são investigados por seis crimes:

-abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
-golpe de Estado;
-dano qualificado;
-associação criminosa;
-incitação ao crime;
-destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.