Serviços

Lei Seca registra redução de condutores flagrados sob efeito de álcool com intensificação de ações em 2023

Ano passado foram realizadas 474 ações pelos agentes, um aumento de 16,17% em relação a 2022

Por 7Segundos com Assessoria 08/01/2024 12h12
Lei Seca registra redução de condutores flagrados sob efeito de álcool com intensificação de ações em 2023
Redução de condutores flagrados sob efeito de álcool durante 2023 é reflexo da mudança de estratégia feita nas ações da Operação Lei Seca - Foto: reproducao

As ações de conscientização e fiscalização feitas pelo Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) foram intensas durante o ano de 2023. E como resultado disso, a Operação Lei Seca registrou um aumento no número de ações realizadas e uma redução de condutores flagrados sob o efeito de álcool, em comparação com o ano 2022.

Foram 474 ações realizadas pelos agentes da Lei Seca em 2023, e no ano anterior foram 408, um aumento de 16,17%. E mesmo com o aumento do número de ações, foi registrada uma redução de 33,82% no número de condutores flagrados sob efeito de álcool.

Para Marco Fireman, diretor-presidente do Detran Alagoas, essa redução registrada durante 2023 é o reflexo da mudança de estratégia feita nas ações da Operação Lei Seca, em conjunto com as campanhas de conscientização.

“Durante 2023, percebemos que os alagoanos estão mais conscientes, e deixam o veículo em casa, ou escolhem o condutor da rodada, quando sabem que vão consumir bebida alcoólica. Mudamos a estratégia e temos feito diversas campanhas educativas buscando orientar e conscientizar a população sobre os riscos da mistura de álcool e direção”, afirmou Marco Fireman.

Também foi registrado um aumento de 33,59% no número de testes realizados com o etilômetro e durante o ano de 2023 foram feitos 19.787 testes.

De acordo com o tenente-coronel Eduardo Alex, gerente de Planejamento e Fiscalização de Trânsito do Detran, as ações da Lei Seca estão sendo intensificadas desde o mês de dezembro e continuarão assim durante as festas de carnaval e todo o verão.

“Estamos reforçando as ações da operação Lei Seca em todo estado e vamos intensificar as operações na capital e no interior, em locais com a probabilidade de ter grande fluxo de condutores sob efeito de álcool. Todo o nosso esforço é para evitar que sinistros de trânsito aconteçam e assim as pessoas cheguem em paz e seguras no destino final”, disse o tenente-coronel Eduardo Alex