Saúde

Clínicas da Família de Maceió realizaram mais de 160 mil atendimentos à população em 2023

Unidades oferecem acesso a várias especialidades médicas, além de exames laboratoriais para os alagoanos

Por 7Segundos com Assessoria 12/01/2024 15h03
Clínicas da Família de Maceió realizaram mais de 160 mil atendimentos à população em 2023
Clinicas da Família contabilizam mais de 160 mil atendimentos - Foto: Ascom Sesau

As Clínicas da Família Dr. João Fireman e José Aprígio Vilela, localizadas nos bairros do Jacintinho e do Benedito Bentes, em Maceió, garantiram a prestação de 168.853 mil atendimentos à população durante o ano de 2023. As unidades são vinculadas à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e ofertam diversas especialidades médicas, exames laboratoriais, de imagens e eletrocardiograma para os alagoanos.

Com 87.290 atendimentos, a Clínica Dr. João Fireman registrou um aumento de 169 % na comparação com o ano de 2022, quando foram realizados 32.427 atendimentos. Além disso, a unidade fez 6.841 exames gerais, 3.312 atendimentos do Serviço de Assistência Especializada (SAE) de HIV, 3.048 raios-x, 1.043 eletrocardiogramas e 850 ultrassons.

Samara Luciana, de 22 anos, faz acompanhamento psicológico há cerca de seis meses, e relatou que se sentiu muito acolhida na unidade. “Isso ganhou o meu coração e eu me sinto muito bem. Todos os profissionais que atuam aqui são muito atenciosos e me ajudaram bastante quando eu precisei”, afirmou a jovem.

O diretor da unidade Dr. João Fireman, Marcos Ramalho, explicou que o espaço recebe pacientes de todos os bairros de Maceió, e o aumento nos atendimentos se deve ao fato de cada vez mais pessoas saberem da existência do local. “As clínicas chegaram para suprir uma necessidade histórica que tínhamos no atendimento de consultas de especialidades. Com isso, os pacientes têm acesso a um diagnóstico adequado e a chance do quadro de uma doença se agravar reduz consideravelmente”, pontuou Ramalho.

Clínica da Família José Aprígio Vilela

Por sua vez, a Clínica da Família José Aprígio Vilela contabilizou 81.563 atendimentos durante 2023. Ao todo, foram registradas 23.326 coletas de exames laboratoriais por procedimento, 758 eletrocardiogramas, 8.633 consultas com clínico geral, 3.480 com pediatra, 2.483 com dermatologista, 2.160 com endocrinologista, 2.166 com geriatra, 1.973 com psicólogos e 914 com cardiologistas. Também houve atendimentos em outras especialidades oferecidas pela unidade.

A diretora da Clínica, Vanessa Correia, destacou que são oferecidas 17 especialidades com um atendimento humanizado e de qualidade. “A comunidade dessa região era extremamente carente de atendimento especializado, mas com a vinda dessa unidade, resultante do empenho do Governo do Estado, essas pessoas estão tendo uma melhor qualidade de vida e saúde para todos”, frisou Vanessa.

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou a importância das clínicas da família para o atendimento especializado aos alagoanos. “Essas unidades possuem grande relevância, pois oferecem consultas com especialistas de forma ágil e com qualidade. Elas asseguram a prestação de serviços de saúde no mais alto padrão para todos os cidadãos”, afirmou o gestor.

José Joacy, de 60 anos, é uma das pessoas atendidas na clínica. O aposentado destacou que sempre procura a unidade quando precisa por causa da qualidade do atendimento. “A estrutura, os médicos e os enfermeiros são todos nota 10. Todas as pessoas que eu indiquei para procurar aqui, também amaram o serviço que é oferecido por todos aqui”, contou seu José.

De acordo com a coordenadora das Clínicas da Família, Fábia Casado, as unidades foram criadas para melhorar a qualidade da assistência à população alagoana, com a oferta de diversas especialidades médicas e exames. “Procuramos sempre oferecer um tratamento diferenciado e humanizado para que todos os pacientes se sintam acolhidos. As clínicas levam saúde de primeira linha e mais qualidade de vida para os alagoanos”, finalizou a coordenadora.

Os alagoanos também são beneficiados com os ambulatórios de Hormônio Transição e de Serviço de Assistência Especializada (SAE) HIV, presente na Clínica Dr. João Fireman. Já a Clínica José Aprígio Vilela possui o Ambulatório Oncológico, que atende os pacientes com câncer que aguardam por assistência na fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS). Esse espaço faz parte do Plano Emergencial de Oncologia, criado pela Sesau em outubro do ano passado.