Geral

Beira-Mar e VP: líderes do CV são transferidos de presídios federais

Alta cúpula do Comando Vermelho (CV), Beira-Mar e Marcinho VP foram transferidos de presídios federais em uma operação secreta

Por 7Segundos com Metrópoles 16/01/2024 21h09
Beira-Mar e VP: líderes do CV são transferidos de presídios federais
Beira-Mar e VP: líderes do CV são transferidos de presídios federais - Foto: Polícia Penal Federal/Divulgação

A alta cúpula do Comando Vermelho (CV) e outros líderes de facções criminosas do Brasil foram tranferidos de presídios federais. A operação ocorreu em sigilo na última quarta-feira (10/1) e reuniu cerca de 100 policiais penais. Entre os presos, estão Fernadinho Beira-Mar e Marcinho VP e Mano G.

As práticas de transferência de alguns presos entres os centros federais é comum e serve para desarticular a organização de grupos criminosos.

Fernandinho Beira-Mar

Luiz Fernando da Costa, conhecido como Fernandinho Beira-Mar, estava preso na penitenciária de Segurança Máxima de Campo Grande (MS). A coluna Na Miraconfirmou que o líder do CV foi escoltado e levado para o presídio de Mossoró (RN).

Em 2021, Fernandinho Beira-Mar afirmou, em um vídeo, que sofria maus-tratos na prisão do Mato Grosso do Sul, onde estava desde 2019.

Marcinho VP


O traficante Marcio Nepomuceno, conhecido como Marcinho VP, chefe do Comando Vermelho, está preso há 21 anos ininterruptos. Nesse tempo, o traficante apontado como líder de uma das maiores facções do Brasil passou por diversas penitenciárias. Ele estava detido no Presídio Federal em Catanduvas (PR), de segurança máxima.