Maceió

Verão Massayó termina com público recorde de mais de 500 mil pessoas em seis dias

Luiza Sonza, Nando Reis e Sorriso Maroto encerraram o festival neste domingo (21)

Por 7Segundos 22/01/2024 07h07 - Atualizado em 22/01/2024 07h07
Verão Massayó termina com público recorde de mais de 500 mil pessoas em seis dias
Luiza Sonza no Verão Massayó - Foto: Kely Alves/ Antena 7

O Verão Massayó 2024 chegou ao fim neste domingo (21), com gostinho de quero mais. Conforme os dias foram passando, o público foi aumentando e o estacionamento do Jaraguá parecia cada vez menor para comportar tanta gente. Com recorde de público, mais de 500 mil pessoas passaram pelo local.

No primeiro final de semana, 250 mil pessoal foram ao espaço, conforme dados da Prefeitura de Maceió. Já nos últimos três dias, o sucesso se repetiu, com atrações de renome nacional animando o público para sair de casa.

Mal terminou o evento e o prefeito JHC já disse que a população pode esperar pelo São João 2024. Em entrevista, o gestor deu um spoiler e afirmou que Gustavo Lima é uma das atrações confirmadas. Ano passado, a apresentação do Imperador foi a mais esperada após a polêmica envolvendo o cachê de R$ 900 mil - diante disso, o artista fez um show de três horas de duração e comeu até um churrasquinho no palco.

Pontos para melhorar

Entre erros e acertos, o festival registrou poucas intercorrências quanto à violência: tinham equipes da Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil e segurança particular dentro do evento. Porém, na parte de fora, na ida para casa e na chegada ao evento, não eram vistos tantos policiais.

Havia um Centro Integrado de Segurança com a presença da Polícia Militar Maria da Penha e Vara da Infância e Juventude. No entanto, o espaço não foi bem divulgado dentro do próprio evento. É algo que o público precisa saber para onde se direcionar assim que acontecer a ocorrência.


Muitas crianças se perderam dos pais e/ou responsáveis durante o festival. Apesar de estar uma equipe especializada no local, faltou instruir os pais ou distribuir uma pulseira para que eles colocassem os dados de contato. A procura pelos pais, geralmente, era realizada por meio do microfone no intervalo da festa.

Outro ponto a ser melhorado nos próximos eventos é um espaço apropriado para motoristas de aplicativo - o que facilitaria para o público e para os condutores.

Acertos

Foram disponibilizas equipes capacitadas para registrar, no local do evento, Boletins de Ocorrência de crimes, como assédio, homofobia e racismo. Havia três postos de atendimento com equipe multidisciplinar e profissional.


Para que todos pudessem curtir a festa com mais inclusão e acessibilidade, também foram disponibilizados diversos recursos de acessibilidade, que contemplam os quatro tipos de deficiência: visual, auditiva, física e intelectual, garantindo o cumprimento da Lei n° 10.098/2000, durante o evento com camarote PCD, intérprete de libras e vans adaptadas para o transporte no local do show.

Um acerto importante foi ouvir o público e atender ao pedido dos ônibus gratuitos. A iniciativa deu certo no São João de 2023 e a população cobrou para o festival. A Prefeitura soube contornar a crise, firmou uma parceria com uma empresa privada, e colocou os coletivos para rodar em horários específicos - algo que poderia ter sido realizado desde o primeiro dia, o que proporciona mais democratização ao evento, tendo em vista que o festival é para a população maceioense.

O Verão Massayó movimentou a economia, com 355 ambulantes que foram cadastrados para trabalhar dentro do estacionamento do Jaraguá. Rosane Silva estava de bolso cheio e disse que vai participar dos próximos eventos.

Shows da última noite

Com o pôr-do-sol, o primeiro a se apresentar foi o alagoano Bruninho, que encantou o público com vários pagodes de sucesso. Logo em seguida, Nando Reis fez um dos melhores shows do festival - tocando uma hora e meia de hits, sem exceção. O cantor chamou o filho, Sebastian, para dividir o palco com ele. Depois, ficou emocionado ao fazer uma homenagem a Cássia Eller - a mãe da cantora, Nancy, que mora em Maceió, assistiu ao show do artista no palco.


Sorriso Maroto, que completou 25 anos de carreira em 2023, voltou a fazer show em Maceió após quatro anos. A última apresentação do grupo na capital aconteceu em 2020, com diversas restrições por causa da pandemia.

Luiza Sonza fez e aconteceu. Parte do público, apesar de estar no local, optou por assistir ao show pela tela do celular, para gravar cada minuto da loira no palco. Um dos shows mais esperados do festival, ela estava à vontade no palco e não decepcionou os fãs que estavam na expectativa de um grande espetáculo. Esbanjando sensualidade, ela não deixou um hit de fora.

Completando a noite, o Verão Massayó também recebeu Igor Kannario e Vibrações.