Alagoas

Fábio Costa critica falta de investimento na Segurança Pública

Parlamentar destaca a urgente necessidade de investir na valorização dos policiais para incentivá-los na importante tarefa de enfrentar os criminosos

Por 7Segundos com Assessoria 25/01/2024 09h09
Fábio Costa critica falta de investimento na Segurança Pública
Deputado Federal, Fábio Costa - Foto: Assessoria

Em meio ao crescente número de criminalidade enfrentado pela segurança pública em Alagoas, o Deputado Federal Fabio Costa expõe uma realidade alarmante: o estado ocupa a última posição entre os entes federados na execução dos recursos destinados ao combate à criminalidade pelo Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP).

Em busca de esclarecimentos, Fabio Costa enviou um ofício ao Secretário Nacional de Segurança Pública, Francisco Tadeu Barbosa de Alencar, demandando informações precisas sobre o repasse de recursos públicos ao estado de Alagoas.

Ao acessar dados fornecidos pelo Ministério da Justiça, o parlamentar constatou que Alagoas ocupa a última posição entre os estados brasileiros na execução dos recursos destinados ao combate à criminalidade pelo Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP). Dos R$ 146.379.463,85 repassados pelo Governo Federal, apenas irrisórios 13% foram executados até o momento, totalizando R$ 18.210.117,41. Diante da resposta, que confirma a expressiva quantia repassada e a ínfima execução até o momento, essa preocupante estatística levanta questionamentos sobre a gestão eficiente desses recursos em um momento em que a violência no estado atinge níveis alarmantes.

Em tom de indignação, o Deputado Federal questionou se o estado de Alagoas está tão seguro ou tão abastado que pode se dar ao luxo de ignorar esse montante vital:

“É inadmissível que, em um cenário de aumento visível da criminalidade, o Governo de Alagoas permaneça inerte diante de recursos tão substanciais. Enquanto as polícias lutam com precárias condições, esse montante significativo poderia fortalecer nossa segurança pública. Cobramos uma resposta efetiva e o comprometimento necessário para reverter esse caos que atinge diretamente a população alagoana”, ressaltou o parlamentar.

Ele destaca a urgente necessidade de investir na valorização dos policiais para incentivá-los na importante tarefa de enfrentar os criminosos e destaca a falta de apoio estrutural, tecnológico, e de elementos fundamentais no enfrentamento da crescente criminalidade.

Além disso, o parlamentar ressaltou a discrepância entre a realidade enfrentada pelos policiais, lutando contra a violência sem suporte adequado, e o discurso oficial do Governo Estadual que, mesmo diante do expressivo aumento da criminalidade no estado, defende uma suposta redução de 1% no número de Mortes Violentas Intencionais. Esse dado, contudo, é recebido com ceticismo diante das recentes mudanças no núcleo de estatísticas da Secretaria de Segurança Pública.

A situação ganha contornos mais preocupantes quando se observa que esses recursos, caso não utilizados até o final do ano, perderão a validade e serão devolvidos ao Governo Federal. Essa perspectiva compromete ainda mais a eficácia das ações de combate à violência.

O Deputado Fabio Costa, reconhecido por sua postura crítica e engajada, reforça seu compromisso em cobrar a efetiva utilização desses recursos e em buscar soluções para reverter o quadro da segurança no estado: “Ao nos depararmos com esses dados, chegamos a conclusão que isso só reforça o descaso do estado na busca pela proteção dos alagoanos. A segurança pública não pode ser negligenciada dessa forma”.