Justiça

Uchôa Construções emite nota responsabilizando a BRK por problemas em conjuntos residenciais em Maceió

Ontem (29) o Ministério Público Federal ajuizou ação civil pública contra a construtora, a Caixa Econômica Federal e a BRK Ambiental

Por 7Segundos 30/01/2024 19h07
Uchôa Construções emite nota responsabilizando a BRK por problemas em conjuntos residenciais em Maceió
Uchôa Construções - Foto: Reprodução

A Uchôa Construções emitiu uma nota nesta terça-feira (30) após o Ministério Público Federal (MPF) ter ajuizado ação civil pública contra a empresa, a Caixa Econômica Federal e a BRK Ambiental por risco de desabamento em unidades habitacionais nos conjuntos Vale Amazonas e Vale Parnaíba, no bairro do Rio Novo, em Maceió. O MPF, o Ministério Público de Alagoas (MPAL) e a Defensoria Pública da União (DPU) pedem à Justiça Federal o pagamento de danos materiais e morais aos moradores dos dois residenciais.

Na nota, a Uchôa afirma que "as rachaduras e afundamentos na Via do conjunto residencial do bairro do Rio Novo, segundo a Uchôa Construções, foram identificados em 23 de agosto de 2022, após uma obra da BRK Ambiental para conter vazamento de esgoto". Leia na íntegra:

Nota

A Construtora Uchôa esclarece a Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público Federal, Defensoria Pública da União e Ministério Público do Estado de Alagoas. A ação inclui, além da Uchôa Construções, a Caixa Econômica Federal e a concessionária de saneamento BRK Ambiental.

A empresa informa que teve conhecimento da ação em 29 de janeiro de 2023 e, desde então, colabora diligentemente com os órgãos competentes.

As rachaduras e afundamentos na Via do conjunto residencial do bairro do Rio Novo, segundo a Uchôa Construções, foram identificados em 23 de agosto de 2022, após uma obra da BRK Ambiental para conter vazamento de esgoto. A ausência de fechamento adequado da vala e impermeabilização resultou nos danos observados.

Comprometida com a transparência, a empresa reforça sua histórica reputação de qualidade e destaca seu compromisso com soluções que atendam não apenas aos seus interesses, mas também aos da população afetada, desde a elaboração até a execução do projeto em questão, que buscou garantir a máxima estabilidade e solidez ao empreendimento.

A Uchôa construções sempre reconheceu a importância de alinhar suas ações com as expectativas dos órgãos competentes e da população. Expressa sua disponibilidade para uma composição, visando não apenas atender às expectativas dos órgãos competentes, mas também promover uma solução justa, transparente e eficiente à população.

Contudo, a empresa ressalta que a composição extrajudicial só seria viável após esclarecimento sobre o motivo pelo qual o evento danoso ocorreu exclusivamente nas áreas 'exploradas' pela BRK, conforme indicado por laudo técnico do MPF e relatos dos moradores.

Em 18 de dezembro de 2023, solicitou uma reunião com a procuradora do MPF em Alagoas, não obtendo resposta até o momento, o que a surpreende diante da atual ação judicial.

A empresa assegura que todos os seus projetos são executados sob constante fiscalização, mantendo aberto ao diálogo com autoridades.

A empresa informa que teve conhecimento, por meio da Caixa Econômica Federal, de que os moradores residentes nos imóveis afetados pelos danos no local foram realocados em outros imóveis. Além disso, destaca que foi informada pela Defesa Civil de que a área encontra-se devidamente estabilizada, não apresentando risco de desabamento.

A Uchôa destaca que está aberta ao diálogo com as autoridades envolvidas, reiterando a confiança na análise justa do poder judiciário para encerrar o caso, responsabilizando adequadamente os responsáveis pelos danos.