Saúde

Saúde promove ações para acolher vítimas de violência sexual durante prévias carnavalescas

Uma equipe volante estará nesta sexta em frente ao Coreto de Jaraguá, no corredor da folia, prestando assistência à população

Por 7Segundos com Assessoria 01/02/2024 19h07 - Atualizado em 01/02/2024 20h08
Saúde promove ações para acolher vítimas de violência sexual durante prévias carnavalescas
A iniciativa busca prevenir e combater a violência e importunação sexual durante as prévias carnavalescas de Maceió - Foto: Alexandre Teixeira / Ascom Secult e Carla Cleto / Ascom Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) tem promovido neste período carnavalesco diversas ações com o objetivo de prevenir e combater a violência e a importunação sexual durante as festividades. Nesta sexta-feira (2), uma equipe da Supervisão de Atenção Psicossocial estará em frente ao Coreto de Jaraguá, a partir das 18h, promovendo a ação “Nise no Frevo”, onde irá assegurar apoio psicológico e assessoria jurídica para todos os foliões que irão curtir as prévias carnavalescas no local.

A ação é uma parceria da Sesau com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), Secretaria de Estado da Mulher e Direitos Humanos (Semudh), Agência Reguladora de Serviços Públicos (Arsal) e Rede de Atenção a Vítimas de Violência Sexual (Ravs). A Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar de Alagoas (PM/AL), também fará parte das ações. Para o assessor técnico da Ravs, Pedro Santos, o esforço é importante para garantir a segurança das pessoas, especialmente mulheres, durante as festas. “A gestão estadual está disponibilizando sua estrutura para prevenir, acolher as vítimas e combater a violência sexual, assegurando que este momento de alegria popular possa ser aproveitado de forma plena por todos”, disse.

Já a supervisora de atenção psicossocial da Sesau, Tereza Tenório, enfatiza que o programa “Nise no Frevo” irá oferecer apoio psicológico às pessoas durante a festa. “O cuidado com as pessoas deve ser completo com acolhimento e enfrentamento acontecendo simultaneamente”, salientou.

Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, a iniciativa é um passo importante para garantir a saúde e segurança dos alagoanos. “Ações serão executadas em parceria com diferentes frentes da gestão estadual. Elas são essenciais para que as prévias carnavalescas sejam marcadas apenas pela alegria. Nós da Sesau estamos sempre fazendo ações para coibir a violência”, reforçou o gestor.