Educação

Rafael Brito é novo presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação

Parlamentar atuou como coordenador de Ensino Médio da Frente na gestão de Tabata Amaral e agora assume a liderança

Por 7Segundos com Assessoria 06/02/2024 21h09
Rafael Brito é novo presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação
Rafael Brito (MDB) é novo presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação - Foto: Reprodução

O deputado federal Rafael Brito assumiu nesta segunda-feira (05) a presidência da Frente Parlamentar Mista da Educação no Congresso Nacional. Em 2023, o parlamentar atuou como coordenador do ensino médio da Bancada e agora assume a liderança antes ocupada pela deputada Tabata Amaral.

Engajado com a área, Rafael Brito já foi Secretário de Educação de Alagoas, quando implementou o programa Cartão Escola 10, em 2021, uma das iniciativas que inspirou o Pé-de-Meia, a poupança do ensino médio do governo federal.

Em sua trajetória como Secretário de Educação de Alagoas, Rafael Brito implementou mais de 10 programas inovadores pelo desenvolvimento do ensino público e a valorização dos servidores da educação. Entre os projetos de destaque, além do Cartão Escola 10, estão o Professor Mentor e o Mais Merenda. O primeiro concedeu bolsas de R$ 1.500 para professores que passaram a realizar um acompanhamento constante dos alunos, assumindo a mentoria de suas vidas escolares.

Na contramão da realidade de outros estados, em Alagoas, o Mais Merenda triplicou o valor repassado para a merenda escolar, com aporte inédito adicional de R$20,3 milhões. Para o deputado, assumir a presidência da Frente Parlamentar Mista da Educação é uma oportunidade de nacionalizar iniciativas realizadas em Alagoas e agregar novas ideias para o desenvolvimento da Educação no país.

“Presidir a bancada da Educação é um sonho para qualquer parlamentar que tenha sua atuação voltada para essa pauta. Serei um facilitador para colaborar com o andamento e aprovação de tudo que for benefício para alunos, servidores e professores. Temos uma trajetória de muitas conquistas na Educação Pública de Alagoas, e agora tenho certeza que poderemos ampliar isso para todo o Brasil, com o trabalho conjunto dos demais parlamentares da Frente e da deputada Tabata Amaral, que fez um excelente trabalho na sua liderança”, explicou Rafael Brito.

Com 203 deputados federais e 11 senadores, a Frente Parlamentar Mista da Educação é responsável pela atuação conjunta do legislativo pelo desenvolvimento e fortalecimento da Educação. O mandato tem inicialmente um ano, e pode ser reconduzido por mais um ano.