Serviços

Prefeitura recuperou rede de drenagem em mais de dez bairros no mês de janeiro

Os serviços de recuperação de galeria são realizados para tornar funcional o sistema de drenagem que estava desgastado

Por 7Segundos com assessoria 07/02/2024 13h01
Prefeitura recuperou rede de drenagem em mais de dez bairros no mês de janeiro
Seminfra executa serviços de recuperação de galerias de águas pluviais - Foto: Flávio Cordeiro

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) executou, somente no mês de janeiro, a recuperação de galerias de águas pluviais em 17 ruas da capital. Ao todo, foram contemplados com os serviços mais de 10 bairros de Maceió.

As ações de recuperação de galeria são realizadas para tornar funcional o sistema de drenagem que estava desgastado em determinada localidade, impossibilitando o fluxo da água da chuva.

Exemplo desse serviço foi iniciado na Rua Alfredo Marsíglia, localizada no bairro do Jacintinho. O local estava com a tubulação comprometida, devido ao desgaste da estrutura, que oferecia risco.

A obra conta com uma extensão de 60 metros. O novo trecho é composto por uma tubulação de 600 mm em PEAD, material que apresenta maior durabilidade e resistência quando comparado à antiga tubulação feita em concreto.

A construção do novo trecho de drenagem, que está com 70% concluída, vai melhorar a capacidade de escoamento das águas pluviais na região, evitando o acúmulo de água e os transtornos causados no período de chuvas, como explicou o coordenador de drenagem da Seminfra, Gabriel Rodas.

Receberam os serviços de recuperação de galerias em janeiro, bairros como Trapiche, Jaraguá, Benedito Bentes, Jacintinho, Ponta verde, Ouro Preto, Cruz das Almas, Barro Duro, Poço, Cidade Universitária e Farol. Foram recuperados ainda 13 poços de visitas e 20 bocas de lobo.

Também em janeiro, a Seminfra retirou 386 toneladas de entulhos das galerias de águas pluviais da capital somente no mês de janeiro.

Essa quantidade de lixo foi removida do sistema de drenagem de 58 ruas de Maceió, num total de mais de 20 bairros da capital alagoana.

Para a realização da desobstrução, a Seminfra fez inspeção e limpeza em 2 km de galerias, em 44 caixas coletoras, em 48 poços de visitas e em 227 bocas de lobo.