Saúde

Confira os horários de funcionamento das Unidades do Hemoal durante o feriado de Carnaval

Entre o sábado de Zé Pereira e a Quarta-feira de cinzas, voluntários poderão se candidatar à doação de sangue

Por 7Segundos com Assessoria 08/02/2024 12h12
Confira os horários de funcionamento das Unidades do Hemoal durante o feriado de Carnaval
Unidades do Hemoal irão funcionar na capital e no interior durante todos os dias do Carnaval, mas em horários especiais - Foto: Carla Cleto / Ascom Sesau

Repórter Fotográfica: Carla Cleto Enquanto os alagoanos estiverem aproveitando o feriadão de Carnaval para brincar ou descansar, as equipes de plantonistas do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) estarão atuando para captar e distribuir sangue e hemocomponentes às maternidades e hospitais. Para isso, os postos de coleta e dispensação de sangue tiveram suas escalas de profissionais reforçadas pela Direção da Hemorrede Pública de Alagoas.

Deste modo, durante o período momesco, as Unidades do Hemoal Maceió, situadas nos bairros Trapiche e na Via Expressa, irão funcionar das 7h30 às 17h no sábado (10), na segunda (12), terça (13) e quarta-feira (14). Já a Unidade do Hemoal Arapiraca, localizada no bairro Eldorado, também irá receber candidatos à doação de sangue no sábado (10), na segunda (12), terça (13) e quarta-feira (14), no horário das 7h30 às 12h e das 13h às 16h.

"Com esta iniciativa possibilitamos que os voluntários que desejarem doar sangue na capital ou no interior terão a oportunidade de praticar esse gesto nobre e altruísta, que pode salvar até quatro vidas. Nosso propósito é assegurar sangue e hemocomponentes para atender a toda a demanda transfusional para todos os alagoanos e turistas que precisarem, desde o sábado de Zé Pereira até a quarta-feira de cinzas", ressaltou a diretora do Hemoal, médica Verônica Guedes.

Critérios

A diretora do Hemoal salientou que, entre os principais pré-requisitos para doar sangue, estão ter idade entre 16 e 69 anos, peso igual ou superior a 50 quilos, e portar um documento de identificação oficial e original com foto. É obrigatório, ainda, comparecer ao posto de doação de sangue usando máscara e, caso seja menor de 18 anos, o voluntário tem que estar acompanhado do responsável legal, que deve portar um documento de identificação oficial.

Com relação aos impedimentos para doar sangue, Verônica Guedes esclareceu que o voluntário não pode ter contraído Aids, doença de Chagas, sífilis e hepatite após os 11 anos. No caso das pessoas que colocaram piercing ou fizeram tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, o impedimento ocorre pelo período de um ano, contado a partir da data do procedimento.

"Ressaltamos, também, que o voluntário deve ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior à doação, e não pode ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem o procedimento. É importante ressaltar que as mulheres ficam impedidas de doar, apenas, se estiverem grávidas ou amamentando".