Maceió

Ciclovia da Durval de Góes Monteiro avança com 84% da concretagem concluída

A ciclovia está conectada a ciclovia da Fernandes Lima

Por 7Segundos com Assessoria 13/02/2024 10h10
Ciclovia da Durval de Góes Monteiro avança com 84% da concretagem concluída
Ciclovia já está com 84% da concretagem finalizada - Foto: Kailhane Amorim

Todos os dias, Marcial José da Silva, de 56 anos, sai de casa, no conjunto Colina dos Eucalipto, na Santa Amélia, para ir trabalhar no Polo Cloroquímico, em Marechal Deodoro. Ele escolheu a bicicleta como o meio de transporte para a sua atividade laboral. São 64 km pedalando diariamente, em um trajeto que passa pela Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima.

Pessoas como Marcial, que optam pela bicicleta para se locomover em Maceió, vão ganhar mais um importante trecho, de 2,1 km de ciclovia, para trafegar com mais segurança pelas vias de Maceió. Desta vez, numa das principais de tráfego da capital: a Avenida Durval de Góes Monteiro. As obras avançam na região e já chegam a 84% da concretagem finalizada.

Marcial José tem acompanhado as obras da Durval, afinal, a avenida faz parte de um dos trechos percorridos por ele. O ciclista afirma que dividir o asfalto com os carros não é nada fácil “apesar de saber que o código de trânsito brasileiro dá este direito, reconhecendo a bicicleta como um meio de transporte viável, sustentável e não poluente”, expõe.

Ele acrescenta que espera com entusiasmo a finalização dos serviços. “Como cidadão contribuinte e como ciclista, estou achando a obra fantástica. Esperando a conclusão dela, para poder transitar com mais segurança”, afirma.

A nova ciclovia fica entre a Facima e a entrada do bairro Petrópolis, pelas proximidades da Tupan. Ela está conectada a outra importante ciclovia, inaugurada em abril de 2023: a que fica na Avenida Fernandes Lima, que tem quase 5 km de extensão e vai da Praça Centenário até a entrada do Canaã.

Hoje a ciclovia da Fernandes Lima é muito utilizada por Marcial, que depois segue pela ladeira dos Martírios, centro, orla da av. Assis Chateaubriand, até o Polo de Marechal. O ciclista elenca inúmeros motivos para ter a bicicleta como seu principal meio de transporte.

“Uma questão de Saúde. A prática do ciclismo me ajuda a manter uma atividade física, fujo do estresse do trânsito, economizo combustível. Tenho contato com a natureza: parar na ponte Divaldo Suruagy e tirar uma selfie da lagoa mundaú estimula nossa paz interior”, conta Marcial.

Com isso, ao fim de toda a obra na Durval, as duas avenidas proporcionarão aos ciclistas mais de 7 km de espaço ininterrupto destinado exclusivamente para eles.

O secretário de Infraestrutura de Maceió, Lívio Lima, afirma que a entrega das duas ciclovias é um importante passo para garantir a mobilidade urbana da capital com segurança.

“Especialmente porque essas podem ser consideradas as duas avenidas mais importantes de Maceió, que ligam parte baixa à parte alta, que formam trajetos para a maioria dos trabalhadores da capital. Então essas ciclovias permitem outras alternativas para aqueles que não só usam a bicicleta como um passatempo, mas também para as pessoas que saem de suas casas para ir trabalhar. Uma alternativa barata e segura”, afirma o gestor da pasta.

Assim como na Avenida Fernandes Lima, a ciclovia da Durval de Góes Monteiro está sendo feita de concreto, com alguns pontos com proteções de madeira para reforçar a segurança dos ciclistas.

O projeto paisagístico optou por preservar as raízes das árvores existentes no canteiro central da via, com uma elevação adequada. Isso também permitiu a recuperação da drenagem existente abaixo da ciclovia. Além disso, ela vai ter sinalização completa – vertical e horizontal.

As obras da ciclovia na Durval fazem parte do pacote de serviços que estão sendo levados para a avenida. Ela está sendo ampliada com mais duas faixas de rolamento, tanto no sentido centro, quanto no sentido aeroporto.

A via recebe pavimentação asfáltica e conta também com implantação de drenagem, nova iluminação pública, novo sistema de eletricidade e calçadas padronizadas com acessibilidade.