Cultura

Beija-Flor levou Maceió para o Brasil e o mundo

Escola gabaritou no quesito fantasia, boa parte das roupas confeccionadas pelas rendeiras e bordadeiras maceioenses

Por 7Segundos com Assessoria 14/02/2024 20h08
Beija-Flor levou Maceió para o Brasil e o mundo
As rendas, os bordados e o artesanato da capital alagoana brilharam na Marquês de Sapucaí - Foto: Itawi Albuquerque

O prefeito JHC parabenizou a escola de samba Beija-Flor de Nilópolis pelo desempenho no carnaval do Rio de Janeiro e afirmou que levar Maceió pela primeira vez na história para a Marquês de Sapucaí traz para a capital alagoana uma visibilidade que já reflete de forma positiva no turismo e na economia da cidade.

“A Beija-Flor é uma referência no Carnaval do Brasil e com certeza a homenagem que prestou à nossa cidade traz resultados importantes para o nosso turismo e a nossa economia. Mais de 150 veículos de comunicação do Brasil e do mundo divulgaram o desfile que contou as nossas tradições, belezas, cultura e história. Sem dúvidas, esse é um dia para comemorarmos”, disse.

O setor turístico destaca os resultados da homenagem a Maceió, que teve como enredo “Um delírio de Carnaval na Maceió de Rás Gonguila".

“É uma oportunidade única de promover nossa cidade e atrair ainda mais turistas, fortalecendo assim nossa indústria hoteleira e turística”, disse Gabriel Cedrim, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Alagoas (ABIH-AL).

“Isso não apenas atrai a atenção para as belezas naturais e históricas de Maceió, mas também impulsiona o turismo e a gastronomia, colocando-a no mapa como um destino imperdível para os amantes do Carnaval e para os viajantes em busca de experiências únicas", destacou Marcus Batalha, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Alagoas (Abrasel - AL).

Taxistas e artesãos também comemoram o que para eles significa o apoio importante ao fortalecimento do comércio.

Everaldo Jr, presidente da Associação dos Profissionais do Táxi de Maceió (Asprotam) afirma que desde que a Beija-Flor anunciou o enredo, a busca por corridas aumentou.

“O turismo deu uma alavancada na cidade. Muitas pessoas que não conheciam nossas belezas passaram a querer conhecer Maceió”, disse.

Lígia Lins, líder comunitária e representante dos artesãos do Pontal, falou da visibilidade conquistada por Maceió. “contou.

“O desfile da Beija-flor fez Maceió ser vista para todo o mundo”.

E foi justamente o quesito fantasia que fez a Beija-Flor gabaritar, ou seja nota 10 por todos os jurados, com boa parte dos figurantes vestidos com o artesanato produzido em Maceió.

RÁS GONGUILA - No último domingo (11), na Marquês de Sapucaí, a Beija-Flor levou para o Sambódromo a história de Rás Gonguila, engraxate que nasceu como Benedito dos Santos, em meados do início do século passado, em Maceió, fundou a agremiação Cavaleiro dos Montes, que fez história na capital alagoana.

O enredo foi desenvolvido pelo carnavalesco João Victor Araújo e ao longo do desfile o público pôde conhecer não apenas a história de Rás Gonguila, mas a cultura, a arte e as belezas de Maceió e Alagoas.