Desenvolvimento

Paulo Dantas relembra que Alagoas já tirou 100 mil pessoas da extrema pobreza

Governador participou da abertura do ano legislativo na Assembleia e destacou ações de combate à fome

Por 7Segundos com Assessoria 15/02/2024 20h08
Paulo Dantas relembra que Alagoas já tirou 100 mil pessoas da extrema pobreza
Governador participou da abertura do ano legislativo na Assembleia e destacou ações de combate à fome - Foto: Edvan Ferreira/Agência Alagoas

Durante a abertura do ano legislativo na Assembleia, nesta quinta-feira (15), o governador Paulo Dantas relembrou que Alagoas tirou mais de 100 mil alagoanos da extrema pobreza, segundo dados do IBGE. Além disso, Paulo destacou uma série de medidas adotadas para combater a fome e enfatizou o crescimento econômico atrelado à redução da violência e o fortalecimento do turismo, que bateu recordes de visitantes, voos e ocupação hoteleira. Para o ano de 2024, foram apresentados os projetos com foco na geração de emprego e renda, na qualificação profissional e na inclusão social, além da prestação de contas dos excelentes resultados na segurança pública.

“Nossa política de combate à fome já deu os primeiros resultados, onde, segundo o IBGE, mais de 100 alagoanos foram retirados da extrema pobreza. Mas não estamos satisfeitos. Sempre fomos cientes do difícil desafio que é pôr fim a esta mazela presente em nossa história. E, para acabar com ela, lançamos o Alagoas Sem Fome. Nele, além do CRIA, do Cartão Escola 10 e do Leite do Coração, temos dois restaurantes populares que oferecem cerca de 5 mil refeições por dia e vamos inaugurar mais dois restaurantes, um no Jacintinho e outro em Arapiraca”, enfatizou.

Foto: Edvan Ferreira/Agência Alagoas

Em seu discurso, o governador traçou um panorama das conquistas do último ano e projetou investimentos em áreas estratégicas para o desenvolvimento do estado, destacando o compromisso do governo com o combate à pobreza e a promoção do desenvolvimento social. Paulo detalhou que já cumpriu 46% das promessas feitas em 2022 e que o trabalho no Estado segue em ritmo acelerado, muito com recursos próprios, mas que, ao lado do presidente Lula, o Estado vai “tocar grandes obras” por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

RESULTADOS

O governador também abordou o crescimento do turismo em Alagoas, que, segundo ele, se consolidou como um dos principais motores da economia local. "No ano passado, batemos recordes de visitação e investimentos no setor. Em 2024, vamos trabalhar para fortalecer ainda mais o turismo alagoano, gerando emprego e renda para a nossa população", disse. “Foram criadas 11 mil vagas de formação e 3.500 delas já foram preenchidas, colocando mais pessoas para trabalhar no setor, e de forma qualificada, nas mais diferentes funções”, apontou ao explicar os resultados da Escola do Turismo.

Foto: Edvan Ferreira/Agência Alagoas

Os números positivos das entregas na Saúde também estiveram presentes na mensagem. “Na saúde, nesses dois anos, entregamos o Hospital do Coração e o novo Hemoal na parte alta. Zeramos a fila do cateterismo, ofertamos mais de 2 milhões de exames e cirurgias em 2023. Entregamos um ambulatório de oftalmologia, no Metropolitano, e de tratamento da endometriose, no Hospital da Mulher”, afirmou. “Ainda este ano, vamos inaugurar o Hospital Regional do Médio Sertão, em Palmeira dos Índios; o Hospital do Idoso, em Maceió; e UPAs de Marechal Deodoro, Coruripe, e Rio Largo”, acrescentou.

Em relação à segurança pública, Paulo destacou a redução dos índices de criminalidade no estado, resultado de investimentos em tecnologia, inteligência e policiamento ostensivo. "Alagoas segue reduzindo os índices de criminalidade mês a mês e hoje tivemos uma coletiva de imprensa para apresentar a redução de 37,5% de mortes violentas intencionais somente durante o período carnavalesco e, pelo terceiro ano consecutivo, não registramos feminicídios", afirmou o governador.

Participaram da solenidade o presidente da Assembleia, deputado Marcelo Victor; o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Fernando Tourinho; o procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto; o futuro PGJ, procurador Lean Araújo; o presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Fernando Toledo; o deputado federal Luciano Amaral; o prefeito de Batalha, Wagney Dantas; o desembargador Fábio Ferrário; e deputados e secretários estaduais.