Infraestrutura

Infraestrutura troca tubulação para recuperar sistema de drenagem no Jaraguá

Comprometimento de estrutura foi constatado durante inspeção, após alagamento causado pelas últimas chuvas nas proximidades do Porto de Maceió

Por 7Segundos com assessoria 16/02/2024 11h11
Infraestrutura troca tubulação para recuperar sistema de drenagem no Jaraguá
Obras de recuperação da galeria iniciaram na quinta-feira (15) - Foto: Kai Amorim/Ascom Seminfra

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) iniciou nessa quinta-feira (15) obras de recuperação de galeria no bairro do Jaraguá, próximo ao Porto de Maceió.

Segundo o coordenador de drenagem da Seminfra, Gabriel Rodas, os serviços foram iniciados porque surgiu um ponto de alagamento no local após as chuvas que caíram nos últimos dias na capital.

Rodas explica que, durante inspeção, verificou-se que a tubulação de concreto estava comprometida, em colapso, provocando prejuízo no fluxo de águas pluviais nesse ponto do sistema de drenagem.

“Com isso, os serviços consistem na troca da tubulação. Agora, estamos colocando um tubo de PEAD de 375 mm, que é mais resistente e tem maior capacidade de receber a água da chuva”, explica o coordenador de drenagem.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) executou, somente no mês de janeiro, a recuperação de galerias de águas pluviais em 17 ruas da capital. Ao todo, foram contemplados com os serviços mais de 10 bairros de Maceió.

As ações de recuperação de galeria são realizadas para tornar funcional o sistema de drenagem que estava desgastado em determinada localidade, impossibilitando o fluxo da água da chuva.

Desobstrução


Também em janeiro, a Seminfra retirou 386 toneladas de entulhos das galerias de águas pluviais da capital somente no mês de janeiro.

Essa quantidade de lixo foi removida do sistema de drenagem de 58 ruas de Maceió, num total de mais de 20 bairros da capital alagoana.

Para a realização da desobstrução, a Seminfra fez inspeção e limpeza em 2 km de galerias, em 44 caixas coletoras, em 48 poços de visitas e em 227 bocas de lobo.