Saúde

Chuvas em Alagoas exigem atenção redobrada contra a dengue

Caso aumentaram em todo o país

Por 7Segundos 16/02/2024 15h03 - Atualizado em 16/02/2024 15h03
Chuvas em Alagoas exigem atenção redobrada contra a dengue
Ação contra a dengue em borracharias - Foto: Ascom SMS

Com a intensificação das chuvas em todo o estado, a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, torna-se uma preocupação constante para as pessoas. A história de Maria Soares, 55 anos, moradora do bairro do Benedito Bentes, ilustra a importância da prevenção.

Em janeiro, ela começou a sentir febre alta, dores musculares e fortes dores de cabeça. Inicialmente, ela pensou que fosse apenas uma gripe, mas os sintomas persistiram e ela decidiu procurar atendimento médico. O diagnóstico: dengue.

"Fiquei muito preocupada, pois tenho diabetes e sabia que a dengue poderia ser mais grave para mim", relata Maria. Felizmente, ela se recuperou bem, mas o susto a fez redobrar os cuidados com a sua casa.

"Agora, eu faço questão de eliminar qualquer água parada, pelo menos uma vez por semana, e também coloco telas nas janelas e portas para evitar a entrada do mosquito", conta Maria.

José Edson, 51 anos, agente de saúde comunitária, reforça a importância da participação da população na luta contra a dengue. "É fundamental que cada um faça a sua parte, eliminando os criadouros do mosquito em suas casas e quintais", afirma.

Ele também destaca a importância de buscar atendimento médico precoce em caso de sintomas da doença. "Quanto mais cedo o diagnóstico for feito, melhor será o tratamento e menor o risco de complicações", explica José.

No Brasil

O país chegou à marca de 532.921 casos prováveis de dengue e 90 mortes pela doença desde janeiro, segundo dados do Ministério da Saúde divulgados nesta quinta-feira (15). Outras 348 mortes estão sendo investigadas.

Ainda de acordo com a pasta, neste mesmo período em 2023 o país tinha um total de 128.842 casos de dengue. O número atual é 313,6% maior do que o do ano passado.

Proporcionalmente, o Distrito Federal é o local mais afetado pela doença, com 2.362 casos por 100 mil habitantes. Na sequência estão Minas Gerais (881,9), Acre (584,3), Paraná (502,6), Goiás (465,1) e Espírito Santo (418,5).

Dicas para prevenir a dengue:

- Eliminar qualquer água parada, como em vasos de plantas, pneus velhos e calhas

- Colocar telas nas janelas e portas

- Manter as caixas d'água tampadas

- Usar repelente quando necessário