Saúde

Com proximidade da quadra chuvosa, Sesau orienta sobre necessidade de atualizar calendário vacinal contra a Covid-19

Infectologistas alertam que é comum o crescimento dos casos de doenças respiratórias, como a provocada pelo novo coronavírus

Por 7Segundos com Assessoria 16/02/2024 18h06
Com proximidade da quadra chuvosa, Sesau orienta sobre necessidade de atualizar calendário vacinal contra a Covid-19
Atualização do esquema vacinal deve ser completado antes do início da quadra chuvosa - Foto: Carla Cleto / Ascom Sesau

Com a quadra chuvosa, que vai de abril a agosto, período em que historicamente Alagoas é atingido por fortes chuvas, o número de casos de doenças respiratórias, como a Covid-19, tendem a aumentar. Diante deste prognóstico, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) orienta a população para que complete o esquema vacinal contra o novo coronavírus, evitando que o aumento de casos da doença pandêmica no estado.

Atualmente, a recomendação é de uma dose da vacina bivalente para pessoas com 60 anos ou mais, imunocomprometidos acima de 12 anos de idade, os que fazem parte dos grupos prioritários, que tenham recebido a última dose do imunizante há mais de seis meses. As crianças também estão contempladas no esquema vacinal contra a Covid-19 e devem ser imunizadas a partir de seis meses a menores de 5 anos.

A enfermeira da área técnica de normatizações do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL), Amélia Albuquerque, destaca que a vacinação contra a Covid-19 é o principal meio de proteção contra a doença e os imunizantes estão disponíveis nos 102 municípios alagoanos.

Foto: Carla Cleto / Ascom Sesau

“É importante que todos atualizem o esquema vacinal com as doses recomendadas para cada faixa etária. As vacinas disponíveis pelo SUS [Sistema Único de Saúde] são eficazes contra as variantes que circulam no país, prevenindo sintomas graves, hospitalizações e mortes. Por isso, procure um posto de vacinação mais próximo de sua residência ou entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde da sua cidade para se informar”, enfatizou.

O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, salientou que é necessário que a população se atente para concluir a imunização antes do início da quadra chuvosa.

“É preciso que a população alagoana tenha a consciência de se imunizar contra a Covid-19, para que não tenhamos agravamentos e aumento de casos durante as chuvas de abril a agosto. É necessário que todos se vacinem antes de iniciar a quadra chuvosa, pois as vacinas levam, no mínimo, 15 dias para fazer a soroconversão no organismo, o que confere proteção, ou seja, a produção de anticorpos contra a Covid-19”, disse.

Epidemiologia

O último Boletim Epidemiológico de monitoramento da Covid-19 em Alagoas confirmou o óbito de 7.331 pacientes acometidos pela doença e 346.421 casos confirmados no estado desde o início da pandemia, em 2020. Neste ano de 2024 já foram confirmados 2.334 casos e 10 óbitos. A cobertura vacinal monovalente é de 8,8% para as quatro doses, 39,9% de três doses e 78,5% de duas doses.