Saúde

Prefeito JHC recebe primeiros pacientes internados no Hospital da Cidade de Maceió

Desde a desapropriação da unidade hospitalar, o HC já realizou cerca de dois mil exames

Por 7Segundos com Assessoria 16/02/2024 20h08
Prefeito JHC recebe primeiros pacientes internados no Hospital da Cidade de Maceió
Prefeito JHC recebe primeiros pacientes internados no Hospital da Cidade de Maceió - Foto: Itawi Albuquerque/ Secom Maceió

O Hospital da Cidade de Maceió começou a receber pacientes com demanda de internação clínica regulados pelo Pronto! Maceió. O prefeito JHC conversou com acompanhantes, nesta sexta-feira (16), primeiro dia de acolhimento das famílias.

“Os primeiros usuários do nosso Sistema Único de Saúde estão chegando aqui no Hospital da Cidade para fazer procedimentos mais complexos. Já fizemos mais de dois mil exames, garantindo a autonomia da cidade de Maceió, que não tinha um hospital. Todo nosso planejamento, ações coordenadas agora se consolidam com o Hospital da Cidade”, destacou o prefeito.

JHC também afirmou que o hospital não conta só com estrutura física, mas com gestão. “Vamos ser mais uma vez exemplo para o Brasil, de uma gestão humanizada, com base em dados, para atender quem mais precisa, que é a população mais carente da nossa cidade”, disse JHC.

Desde a desapropriação da unidade hospitalar, o Hospital da Cidade já realizou cerca de dois mil exames de tomografia, ultrassom, ecocardiograma, mapa e holter, demandas da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió.

A primeira paciente recebida na unidade é uma mulher de 57 anos, moradora da cidade de Marechal Deodoro, com quadro de infarto no miocárdio.

"Estamos muito aliviadas. Minha tia recebeu atendimento rápido, fez os exames necessários. Essa transferência, para uma unidade tão equipada, com certeza salvou a vida dela", disse emocionada Maria Edisleide.

O secretário de Saúde de Maceió, Luiz Romero Farias, destacou que agora a Prefeitura inicia a segunda etapa de atendimentos no hospital.

“Nós adquirimos um hospital do coração, mais restrito e mais especializado, e nós queremos transformar num hospital geral. Então, essa transformação é que está se fazendo ao longo de todo esse período. A partir de hoje, nós começamos a receber os pacientes, regulados pelo município vindo das UPAs, mas desde dezembro que a gente vem já trabalhando no sistema único de saúde”, explicou o secretário.

O Hospital da Cidade de Maceió é o primeiro hospital público da história da capital alagoana e vai oferecer, inicialmente, serviços de clínica médica com cardiologia, gastroenterologia, endocrinologia e cirurgia geral eletiva.