Polícia

Alunos do curso de formação da PM conhecem a estrutura da Polícia Científica de Alagoas

Integração entre os órgãos de segurança pública fortalece o combate à criminalidade no estado

Por 7Segundos, com Assessoria 17/02/2024 10h10
Alunos do curso de formação da PM conhecem a estrutura da Polícia Científica de Alagoas
Alunos do 17º pelotão do CFAP imergiram nos setores de perícias externa e interna do Instituto de Criminalística - Foto: Ascom Polícia Científica

Uma experiência educacional que vem sendo desenvolvida nos últimos anos entre as polícias Científica e Militar de Alagoas tem promovido o fortalecimento da integração dos órgãos em locais de crime. Uma parceria tem permitido a apresentação das atividades periciais desenvolvidas pelo Instituto de Criminalística aos alunos do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar de Alagoas (CFAP).

Nesta última sexta-feira (16), foi a vez dos alunos do 17º pelotão do CFAP fazerem essa imersão nos setores de perícias externa e interna do Instituto de Criminalística. A visita técnica foi promovida pelo tenente da PM Fabrício Leite, instrutor da disciplina de Introdução à Análise Criminal, que acompanhou os alunos na aula de campo prática.

Os futuros policiais foram recebidos pelos peritos criminais Charles Almeida, chefe administrativo do IC, e Paulo Rogério, administrador do Sinab-Alagoas. Eles destacaram a importância da visita dos alunos durante o curso de formação como uma ferramenta educacional que permite o fortalecimento mútuo das instituições, momento em que todos os envolvidos se beneficiam no desempenho das atividades constitucionais que cada uma das polícias deve exercer em locais de crime.

“Quando esses alunos vêm aqui, eles têm a oportunidade de conhecer um pouco mais das atribuições do perito criminal. Não apenas em um local do crime, mas também nas perícias internas e laboratoriais. Então, essa iniciativa faz com que estes profissionais agreguem um pouco mais do conhecimento criminalístico ao dia a dia deles, fortalecendo o trabalho da polícia científica no combate a criminalidade. Ou seja, todos os envolvidos se beneficiam, principalmente a população alagoana”, destacou o perito Paulo Rogério.

A visita foi iniciada no auditório, onde os alunos conheceram a estrutura institucional e física da Polícia Científica. Os peritos Charles e Paulo ainda apresentaram a história da Polícia Científica em Alagoas, a evolução e modernização do órgão nos últimos anos, e a capacidade do Instituto de Criminalística em várias áreas de atuação através da apresentação de dados estatísticos.

Depois, os futuros soldados conheceram o Laboratório Forense do setor de perícias internas do IC, um complexo formado pelas unidades de Genética Forense e de Química e Toxicologia. São nesses laboratórios que os vestígios coletados pelos peritos criminais em locais de crimes, na sua maioria das vezes isolados por uma guarnição da PM, são examinados para contribuir na elucidação de crimes em Alagoas.

No Laboratório de Genética Forense, os praças foram recebidos pela perita criminal Rosana Coutinho, e no Laboratório de Química e Toxicologia, pelo perito criminal Thalmanny Goulart. A visita foi encerrada no Setor de Balística, onde os integrantes do 17º pelotão conheceram a nova estrutura do departamento, que recentemente foi todo reformado e ganhou um investimento de mais de R$ 2 milhões na aquisição de modernos equipamentos para realização de exames de confronto balístico.