Maceió

Reforçadas ações de combate ao combate ao Aedes aegypti em Maceió

A população pode denunciar imóveis suspeitos de abrigar focos do mosquito

Por 7Segundos com Assessoria 20/02/2024 14h02
Reforçadas ações de combate ao combate ao Aedes aegypti em Maceió
Trabalho de combate do mosquito Aedes aegypti - Foto: Ascom SMS

A Prefeitura de Maceió e a Secretaria Municipal de Saúde estão empenhadas no combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya. Por meio da execução de ações continuadas e estratégicas, os agentes de endemias e área técnica das arboviroses realizam trabalhos educativos, de vigilância, monitoramento e intervenções diretas nos locais onde há suspeita ou confirmação de casos. O resultado desse trabalho contínuo é que a capital alagoana não apresenta surto da doença neste momento em que várias partes do Brasil enfrentam o problema.

Segundo Carmem Samico, gerente de Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos da SMS, a situação epidemiológica de Maceió está dentro do esperado, abaixo da curva endêmica. “Nossa situação está sob controle e apresenta um cenário diferente do Sul e Sudeste. Estamos monitorando constantemente esses casos para que não fuja da normalidade e mantendo nossas ações de rotina com o trabalho dos agentes de endemias nos bairros da capital”, destaca.

Além de realizar as visitas domiciliares, os agentes de endemias atuam em pontos estratégicos como borracharias, oficinas e cemitérios, que apresentam maior propensão ao acúmulo de água parada. Os profissionais também monitoram prédios públicos, escolas, postos de saúde e hospitais, instituições onde são disseminadas informações educativas sobre prevenção e tratamento da dengue.

Inspeção de imóveis denunciados pela população

A população pode denunciar imóveis suspeitos de abrigar focos do mosquito através de um serviço de atendimento, como o Disk Dengue (82) 3312-5495 / WhatsApp: (82) 98232-8101 disponibilizados para esse fim. Os agentes de saúde realizam inspeções nestes locais denunciados para identificar e eliminar possíveis criadouros.

Imóveis abandonados são frequentemente locais propícios para a proliferação do mosquito Aedes aegypti. A Prefeitura de Maceió emite notificações e, se necessário, autuações para garantir a limpeza e a eliminação de possíveis criadouros nestes locais.

Essas medidas visam combater a dengue de forma abrangente, tanto por meio da eliminação de criadouros do mosquito transmissor, quanto pela educação da população sobre medidas preventivas.

Participação da população é fundamental

A população é um dos principais aliados do poder público no combate às arboviroses. A adoção de práticas simples de inspeção em sua própria residência é importante na luta contra o mosquito.

Uma das medidas é a eliminação de recipientes que possam acumular água parada. Vasos de plantas, pneus velhos, garrafas e latas são exemplos comuns de objetos propícios à reprodução do Aedes aegypti. Manter esses recipientes sempre secos ou eliminá-los por completo ajuda a interromper o ciclo de vida do mosquito.

Outra orientação importante é a manutenção adequada das caixas d'água. Verificar regularmente se estão bem vedadas e sem vazamentos pode evitar o acúmulo de água parada, um ambiente ideal para a reprodução dos mosquitos. Além disso, é recomendável limpar as calhas e manter ralos fechados quando não estiverem em uso, impedindo o acesso do mosquito às áreas internas das residências.