Alagoas

Sefaz promove oficinas de capacitação para entidades sociais

Oficinas têm o objetivo de capacitar as instituições que já estão inscritas na Nota Fiscal Cidadã para fazerem as prestações de conta dos recursos recebidos

Por 7Segundos com Assessoria 20/02/2024 20h08
Sefaz promove oficinas de capacitação para entidades sociais
Sefaz promove oficinas de capacitação para entidades sociais - Foto: Ascom / Sefaz

A equipe do Programa de Educação Fiscal (PEF) da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas realizou, nos dias 16, 19 e 20 de fevereiro, uma série de oficinas de capacitação da Nota Fiscal Cidadã (NFC) para entidades sociais. Os encontros ocorreram no Bloco Administrativo Sílvio Carlos Viana, em Jacarecica. O trabalho foi conduzido em colaboração com a Controladoria Geral do Estado de Alagoas (CGE).

De acordo com Juliane Calheiros, chefe de Educação Fiscal da Sefaz, essa iniciativa, que ocorre duas vezes ao ano, é importante para as entidades cadastradas na NFC tirarem dúvidas sobre como receber e gastar os recursos públicos recebidos por meio da campanha. “A prestação de contas é muito importante para garantir a transparência e a correta aplicação desses recursos. Durante as oficinas, abordamos não apenas as questões práticas, como a documentação necessária e a atualização de cadastro, mas também a importância ética e legal de exigir a nota fiscal”, comentou.

A presidente do instituto Maria Edite da Silva/ Casa das Marias, Cleá Paixão, enfatizou o quanto a Nota Fiscal Cidadã auxilia no desenvolvimento de suas atividades à sociedade civil e a importância de treinamentos como esse. “Esta oficina é fundamental para as instituições sociais, pois é uma parceria para um trabalho eficiente. Todos saem ganhando com ela. Ao mostrarmos como fazer, traz agilidade de forma correta e a população ganhará mais nos serviços prestados por essas entidades. A NFC contribui para que o projeto avance e as instituições prestem conta de um trabalho bem feito e aplicado", ressaltou.