Política

Leonardo Dias classifica Governo Federal como antissemita e aprova Moção de Repúdio

Dias lamentou o fato de que as falas do presidente apequenaram o Brasil perante à comunidade internacional

Por 7Segundos com Assessoria 21/02/2024 16h04 - Atualizado em 21/02/2024 16h04
Leonardo Dias classifica Governo Federal como antissemita e aprova Moção de Repúdio
Leonardo Dias classifica Governo Federal como antissemita e aprova Moção de Repúdio contra declarações de Lula sobre Israel - Foto: Assessoria

O vereador Leonardo Dias (PL) aprovou, nesta quarta-feira (21), uma Moção de Repúdio contra as declarações de Lula comparando a ação defensiva do Estado Israelense contra os atos terroristas do Hamas ao holocausto judeu na Segunda Guerra Mundial.

Em Sessão Ordinária dessa terça-feira (20), Dias havia se pronunciado sobre as lamentáveis declarações do petista e afirmou que Lula minimizou a morte de 6 milhões de judeus.

"Repudio a fala do Lula a respeito do contra ataque de Israel ao grupo terrorista Hamas. Obviamente, ninguém quer mortes, mas quem provocou essas mortes foi o Hamas, quando em 7 de outubro invadiu Israel, decepou crianças na frente de seus pais, estuprou mulheres, sequestrou crianças e idosos e até hoje os mantêm como reféns. Lula é irresponsável ao comparar o direito de defesa de Israel ao holocausto, minimizando 6 milhões de pessoas mortas em câmaras de gás ou assassinadas em frente a paredões, que muitas vezes foram utilizados pelos amigos ideológicos do presidente", destacou.

Dias lamentou o fato de que as falas do presidente apequenaram o Brasil perante à comunidade internacional. O vereador enfatizou ainda o flerte de Lula com regimes totalitários espalhados pelo mundo, como ocorre na Venezuela e Nicarágua.

"Não é novidade para ninguém a simpatia de Lula por regimes totalitários. Ele mesmo já disse que a democracia é relativa. Ele causou um desconforto geral no mundo com sua fala. Todos nós sabemos que o Hamas utiliza civis como escudo em hospitais. Eles querem destruir Israel, que está apenas usando seu direito de revide. O Hamas é formado por terroristas que usa o seu próprio povo como escudo", pontuou.

"Ao invés do Lula ficar do lado certo da história, mais uma vez nos apequena e vai se aproximando de republiquetas, como de Daniel Ortega e Nicolás Maduro. Ele não teve coragem de recriminar a expulsão dos agentes de direitos huamnos da ONU da Venezuela. É incapaz de repudiar a Rússia pelos ataques à Ucrânia e pisa na memória de 6 milhões de pessoas para ajustar o seu discurso ideológico. Irresponsável colocar o Brasil nessa situação de risco, porque podemos sofrer sanções econômicas e militares, inclusive", complementou.

O vereador classificou o atual Governo Federal como antissemita e responsável pelo crescimento de ataques a judeus também no Brasil e solicitou a tramitação de seu Projeto de Lei que institui o Dia Municipal de Memória das Vítimas do Regime Nazista.

"Tramita nessa Casa um projeto de minha autoria, de 2022, que institui o Dia Municipal de Memória das Vítimas do Regime Nazista. Esse projeto não veio para leitura e peço que possamos debater sobre o assunto e os ataques antissemitas têm crescido no Brasil, motivados justamente por um governo antissemita. Não há momento melhor para votarmos esse projeto", concluiu.