Política

Renan Calheiros explica razões para ter abandonado a CPI da Braskem

O senador emedebista, que propôs a CPI, ficou sem nenhum cargo “relevante” dentro da comissão

Por Felipe Ferreira 22/02/2024 11h11
Renan Calheiros explica razões para ter abandonado a CPI da Braskem
Renan Calheiros foi o proponente da CPI e não conseguiu nenhum posto de destaque - Foto: Sérgio Lima

O senador Renan Calheiros (MDB), proponente da CPI da Braskem, explicou as razões para ter abandonado a comissão que vai investigar a mineradora que afundou cinco bairros da capital alagoana.

Nesta quarta-feira (21), a comissão se reuniu no Senado Federal para definir quem seria o relator. Renan Calheiros, apesar de suas articulações, não conseguiu um posto de destaque e decidiu deixar a comissão que brigou para instalar.

Nas redes sociais, o senador disse não concordar com a decisão, pois foi o responsável por recolher as assinaturas necessárias e entrar com o pedido de criação da CPI.

“A designação do senador Omar Aziz pelo senador Rogério Carvalho é regimental. Eu confesso que se houvesse um crime ambiental dessa magnitude em Sergipe, eu certamente defenderia que talvez Vossa Excelência [Rogério Carvalho] tivesse mais legitimidade para conduzir a investigação do que o senador Renan Calheiros”, declarou.

Ao avisar que deixaria a comissão, o senador Jorge Kajuru, que é vice-presidente da CPI, ofereceu o cargo ao alagoano, que informou aos jornalistas que não vai aceitar.

O presidente da CPI, senador Omar Aziz, escolheu como relator o senador Rogério Carvalho (PT-SE).