Política

Projeto do deputado Leonam beneficia filhos vítimas de violência doméstica

A matéria foi aprovada em segunda e última votação.

Por 7Segundos com Assessoria 22/02/2024 18h06
Projeto do deputado Leonam beneficia filhos vítimas de violência doméstica
Deputado Delegado Leonam (União Brasil) - Foto: Assessoria

A Assembleia Legislativa de Alagoas aprovou, por unanimidade, projeto de lei, de autoria do deputado Delegado Leonam (União Brasil), que garante a matrícula dos dependentes de mulheres vítimas de violência domésticas e familiar nos estabelecimentos da rede estadual de ensino mais próximos de seu domicílio. A matéria foi aprovada em segunda e última votação.

O deputado explica que essa proposição reconhece como direito da mulher que é vítima de violência doméstica ou familiar a prioridade para que seus filhos tenham acesso à educação. Leonam cita ainda, uma pesquisa em que estima que cinco mulheres são espancadas a cada dois minutos, sendo que 80% destes espancamentos são feitos pelos seus companheiros.

“Nos momentos em que mais a vítima necessita, as matrículas não podem ser negadas. Não raras vezes, a mulher que é vítima de violência doméstica não pode matricular seus filhos na escola mais próxima de sua residência. Nesses casos, ter prioridade para escolher o local mais adequado para que seus filhos possam é muito importante e compõem o rol de medidas emergências a que essas pessoas têm direito”, destaca o deputado Leonam.