Política

Projeto cria plano de monitoramento de catástrofes climáticas em Maceió

O sistema irá coletar dados de diversas fontes, como pluviômetros, estações meteorológicas e sensores de nível de rios

Por 7Segundos 23/02/2024 09h09
Projeto cria plano de monitoramento de catástrofes climáticas em Maceió
Monitoramento da Defesa Civil Municipal - Foto: Assessoria

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final da Câmara Municipal de Maceió aprovou, por maioria, o Projeto de Lei nº 594/2023, que institui o Plano Municipal de informações e monitoramento de catástrofes climáticas no município de Maceió. 

O projeto visa criar um sistema integrado de informações e monitoramento de catástrofes climáticas, como inundações, deslizamentos de terra e secas. O sistema irá coletar dados de diversas fontes, como pluviômetros, estações meteorológicas e sensores de nível de rios, para identificar áreas de risco e alertar a população em caso de perigo.

De acordo com a relatora do projeto, vereadora Olívia Tenório, a criação do plano é uma medida importante para reduzir o impacto das catástrofes climáticas na cidade. "O projeto é de grande relevância para a segurança da população maceioense, pois irá permitir que as autoridades tomem medidas preventivas para evitar ou minimizar os danos causados por esses eventos climáticos", disse a vereadora.

O PL ainda precisa ser apreciado pelas comissões de Educação, Cultura, Turismo e Esporte e Defesa do Meio Ambiente antes de ser votado em plenário.