Viral

Campeão de fisiculturismo já pesou mais de 200 kg e mudança impressiona: 'dominei a obesidade'

Leonardo Machado, de 31 anos, virou influenciador fitness, com milhares de seguidores nas redes sociais, após perder mais de 110 kg e vencer uma competição de fisiculturismo

Por G1 23/02/2024 09h09 - Atualizado em 23/02/2024 09h09
Campeão de fisiculturismo já pesou mais de 200 kg e mudança impressiona: 'dominei a obesidade'
Homem que pesou mais de 200 kg supera depressão e ganha competição de fisiculturismo - Foto: Reprodução/Redes Sociais

Campeão de fisiculturismo e influenciador fitness. Quem vê Leonardo Machado, de 31 anos, pregando uma vida saudável, pode não imaginar que ele já pesou mais de 200 quilos e superou uma depressão até chegar ao bodybuilding. Ao g1, ele contou, nesta sexta-feira (23), ter encontrado na própria história uma maneira de ajudar os outros. "Ninguém acreditava em mim", desabafou ele.

O morador de São Vicente, no litoral de São Paulo, também conhecido como 'Leo Mackina', trabalha como inspetor de alunos em uma escola de Santos. Além disso, ele é influenciador digital, com mais de 100 mil seguidores no Instagram. Na plataforma, publica conteúdo de superação pessoal.

Segundo ele, o processo entre a perda de peso e o primeiro lugar em uma competição de fisiculturismo durou aproximadamente sete anos. A decisão pela mudança de vida foi tomada em 2016, após ouvir de uma médica e de um familiar que "não chegaria aos 30 anos".

"Naquela época eu já dizia que seria fisiculturista, mas ninguém acreditava em mim e, inclusive, muitos deram até risada. A minha própria família, às vezes, não acreditava" , lembrou ele.

Altos e baixos

Ao g1, Leonardo contou ter lutado contra o sobrepeso desde a infância. "Com 11 anos eu já tinha obesidade mórbida", comentou. Ele acrescentou que, na trajetória até o fisiculturismo, passou por "altos e baixos", tendo emagrecido e engordado algumas vezes.

A mudança de vida, segundo ele, aconteceu também pelo medo de não passar em um exame admissional após ser aprovado em um concurso público. "Comecei esse 'projeto' por conta disso", explicou.

Leonardo disse ter começado a treinar em 2017, após passar por tratamento psicológico para tratar da depressão e traumas do passado. Ele relatou ter emagrecido 82 kg até 2020, mas voltou a engordar 50 kg no período da pandemia de Covid-19 em que as academias estavam fechadas.

Leo 'Mackina' pesou mais de 200 kg e venceu competição de fisiculturismo — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Com as academias novamente abertas, ele voltou a treinar no final de 2021, chegando a pesar 135 kg em abril de 2022. Leonardo, mais uma vez, teve a rotina de exercícios interrompida, pois quebrou o pé em um acidente doméstico.

"Esse foi o diferencial da minha vitória ser tão grande: a persistência. Minha história parece ser de filme, mas é real", celebrou Leonardo.

Determinado a alcançar os palcos de fisiculturismo, ele retornou aos treinos gradualmente e, em janeiro de 2023, já pesava 89 kg. Leonardo então se submeteu a uma cirurgia para a retirada da pele na região abdominal no mês seguinte.

Morador do litoral paulista perdeu mais de 100 kg e passou por cirurgia para a retirada de pele — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Em dezembro de 2023, o sonho de competir em um torneio de fisiculturismo se tornou realidade. Leonardo venceu a categoria 'superação' daquela edição do evento Favela Classic, da São Paulo Fisiculturismo e Fitness.

"Sofri muita coisa na minha vida. Não só durante o emagrecimento. Não foi à toa que cheguei a pesar 200 kg", disse Leonardo. "Sou religioso, e acredito que Deus não dá nenhuma cruz que a gente não possa carregar. No meu caso, ele deu uma bem pesada", brincou.

Viral na internet

Nas redes sociais, Leonardo conta com milhares de seguidores e vídeos assistidos por milhões de internautas. Um deles, que mostra o 'passo a passo' da trajetória até o título do torneio de fisiculturismo, já alcançou mais de 13 milhões de visualizações (assista no topo da reportagem).

Leonardo afirmou que, após a repercussão da própria história na internet, planejou uma 'mentoria' para quem também deseja mudar de vida. O serviço, segundo ele, também conta com acompanhamento nutricional e com a tutela de um educador físico.

"Deus me fez passar por tudo isso para ter um propósito, e o meu é ajudar outras pessoas. Meu caso é único. Dominei a obesidade e fui para o fisiculturismo. O autocontrole que o fisiculturista tem que ter é descomunal", finalizou ele.

Leo 'Mackina' pesou mais de 200 kg e venceu competição de fisiculturismo — Foto: Reprodução