Educação

Servidora da Semed é empossada presidente do Conselho Estadual de Educação

Com mandato de dois anos (2024-2026); Juliana Souza Cahet diz que é fruto da escola pública

Por 7Segundos com Assessoria 23/02/2024 19h07
Servidora da Semed é empossada presidente do Conselho Estadual de Educação
Juliana Cahet assume presidência do Conselho Estadual de Educação. - Foto: Mariel Matias/Ascom Semed

A servidora da rede municipal de ensino e diretora de Gestão Educacional da Secretaria de Educação de Maceió (Semed) , Juliana Souza Cahet, tomou posse na última quinta-feira (22), como presidente do Conselho Estadual de Educação de Alagoas (CEE-AL). A cerimônia ocorreu na Galeria Cesmac de Arte Fernando Lopes, no Farol.

Junto com o eleito vice-presidente na chapa, Mário Jucá, Juliana conseguiu a aprovação de 73% dos votos dos conselheiros, que são formados por pais, estudantes, profissionais de educação, representantes de mantenedoras, entre outros. A eleição aconteceu no dia 6 de fevereiro, na sede do Conselho, na Mangabeiras.

Segundo a servidora, os próximos passos agora como presidente do colegiado serão decisivos e importantes para manter o diálogo e a articulação entre diversos setores. "O nosso foco é sempre este: articulação na busca de garantia de direitos. A visão não é da Juliana, é a de todos, essa é a nossa bandeira de luta. Vamos manter o diálogo, articulando para garantir direitos, com todos os atores que estão nesse sistema para fazer esse órgão se fortalecer", destacou.

Fruto da escola pública

Com 47 anos de idade, a presidente do Conselho estudou a vida toda em escola pública. Em 1996, ingressou na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) no curso de Pedagogia, realizando também pesquisa e tendo experiência em Educação Infantil e Inspeção Escolar.

A servidora passou no concurso público do estado em 2001 e em 2007 foi aprovada no concurso do município de Maceió para ser professora. Começou a lecionar na Escola João 23, no Jacintinho. Foi coordenadora pedagógica de escolas particulares e em 2012, assumiu a gerência de inspeção na Secretaria de Estado da Educação.

"Eu sou fruto de escola pública. Trabalhei até os 18 anos na loja de alimentos de minha família e continuei estudando até terminar o Ensino Médio. Na loja, eu vendia farinha, feijão, lembro-me até hoje que a loja ficava na ala C do setor cereal do Mercado da Produção. Orgulho-me em dizer que o que mudou minha vida foi a educação", contou.

Juliana já atuava fazendo como conselheira do CEE/AL, na área de legislação, construindo pareceres e sendo relatora. Em 2018, foi indicada para o conselho estadual representando as instituições públicas.

"Acho que a força, a motivação, de continuar fazendo pela educação vem daquela criança de nove anos daqui de dentro de mim que acredita que pode mudar o mundo. Ela está aqui dentro ainda e não morreu, vou crescendo com ela. Além da força de Deus que me ampara, minha família que me dá a base, e acreditando sempre que a educação vai transformar o mundo, que Maceió e Alagoas serão melhores cada vez mais, dando essa oportunidade, o direito para que esses estudantes se apropriem, se desenvolvam e sejam agentes transformadores na sociedade", concluiu.

Estavam presentes na posse, familiares de Juliana, amigos, servidores da Semed e da Seduc, representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME).