Tempo

Rajada de vento derruba motos e assusta moradores orla de Ponta Verde

Apesar da semelhança, não se trata de um tornado

Por 7Segundos 26/02/2024 10h10 - Atualizado em 26/02/2024 10h10
Rajada de vento derruba motos e assusta moradores orla de Ponta Verde
Ventania na orla de Maceió assusta pessoas - Foto: Reprodução

Uma rajada de vento causou estragos na orla da Ponta Verde, nas proximidades do Marco dos Corais, em Maceió, na noite desse domingo (25). A ventania chegou a derrubar motos estacionadas no local.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento em que populares precisaram segurar pertences e um carrinho de sorvete é derrubado pelo vento que chega a formar uma espécie de “nuvem” com areia da praia.

Nas redes sociais, internautas associaram o fenômeno com o tornado de pequenas proporções registrado na cidade de Estrela de Alagoas, na última semana.

No entanto, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) já confirmou que tratam-se de fenômenos diferentes. Em entrevista ao programa Antena Manhã, da Rede Antena7, a meteorologista, Fernanda Liz. explicou o que tem ocorrido.

“Desde a semana passada, estamos sob efeito de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, no oceano, próximo a região Nordeste. Ele está causando casos de redemoinho e tornados em Alagoas e outras partes do Nordeste. O tornado de Estrela de Alagoas foi bem pontual e outras regiões são redemoinhos de vento, causados pela diferença de temperatura”, explica.