Tempo

Maceió 'esquenta' em 2023 no ano de recorde mundial de temperatura

Delmiro Gouveia foi a cidade mais quente do Estado no ano passado

Por 7Segundos 27/02/2024 09h09
Maceió 'esquenta' em 2023 no ano de recorde mundial de temperatura
Cidade de Maceió - Foto: 7Segundos

O Brasil está enfrentando um aumento significativo na temperatura, e os alagoanos sentiram isso no ano de 2023, que foi considerado o mais quente já registrado no planeta. De acordo com um levantamento do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Maceió chegou a ter 33,3°C, registrada em fevereiro.

A temperatura está abaixo na maior registrada em uma cidade alagoana, no ano passado, que foi Delmiro Gouveia com 40°C, em outubro. Mesmo assim, a capital alagoana chegou aos 39°C em janeiro de 2024, mostrando a tendência de aumento de temperatura.

Os cientistas do Cemaden utilizaram dados de estações meteorológicas oficiais e de satélite de todos os 5.570 municípios brasileiros ao longo dos 12 meses de 2023. Cada mês foi comparado com a climatologia para o respectivo período, e os municípios foram ranqueados com base nas maiores anomalias de temperatura positiva.

A análise combinada foi realizada devido à falta de estações meteorológicas em mais da metade dos municípios brasileiros. Os dados de satélite indicaram que o aquecimento foi ainda mais pronunciado do que o registrado na superfície.