Direitos Humanos

Governo de Alagoas promove bate-papo com jornalistas iniciando atividades do Dia Internacional da Mulher

Paulo Dantas respondeu diversas perguntas e destacou necessidade de incentivar o protagonismo feminino

Por 7Segundos com Assessoria 29/02/2024 19h07
Governo de Alagoas promove bate-papo com jornalistas iniciando atividades do Dia Internacional da Mulher
Governo de Alagoas promove bate-papo com jornalistas iniciando atividades do Dia Internacional da Mulher - Foto: Edvan Ferreira/Agência Alagoas

O governador Paulo Dantas Ao lado da primeira-dama Marina Dantas participou de um bate-papo com jornalistas, na tarde desta quinta-feira (29), no Museu Palácio Floriano Peixoto. O encontro marcou a abertura de eventos do Governo de Alagoas sobre o Dia Internacional da Mulher, em 8 de março. Os secretários de Estado Maria Silva (Mulher e Direitos Humanos), Joaldo Cavalcante (Comunicação) e o presidente do Sindicato dos Jornalistas Alexandre Lino, também acompanharam a reunião. Paulo respondeu perguntas sobre diversos temas, do protagonismo feminino ao trabalho do Estado no enfrentamento da violência contra a mulher.

Registrando que Alagoas tem o único secretariado do país com maioria de mulheres, Paulo ressaltou a importância feminina na comunicação, afirmando que a sensibilidade apresenta o jornalismo sob uma ótica diferente. “É uma honra poder estar aqui com todas vocês. Esse bate-papo tem o objetivo de abrirmos as ações de comemoração do mês da mulher”, destacou.

Foto: Edvan Ferreira/Agência Alagoas

Maria Silva também agradeceu a presença das jornalistas e frisou que, apesar de o Dia Internacional da Mulher ser comemorado somente em março, o Governo de Alagoas tem realizado ações e desenvolvido políticas públicas voltadas às mulheres durante o ano todo.

Joaldo Cavalcante frisou que o Governo de Alagoas tem dado protagonismo à mulher. “O governador está muito à vontade nesse bate-papo, pelo histórico e a visão humanista da gestão junto à causa da mulher. A gente chega a um mês, que é muito simbólico historicamente, e que ganha uma relevância ainda maior pela determinação do governador que vem estabelecendo ações eficazes de combate à violência, respeito ao gênero e à diversidade”, disse.

Efetividade

Durante o bate-papo, Paulo anunciou ampliação das casas da Mulher e da Rede de Atenção a Violência (RAV) e a universalização do Centro de Integridade de Segurança Pública e das Salas Lilas. O governador destacou ainda que a Patrulha Maria da Penha é a única do Brasil que presta serviço de proteção durante 24 horas. “Reflexo da atuação da Patrulha Maria da Penha é que o índice de reincidência é zero. Contamos com 12 viaturas da patrulha e o objetivo é ampliar esse número”, disse.

Quanto ao tema feminicídio, Paulo ressaltou que o Governo do Estado reduziu em 39% o número desses crimes em Alagoas. “No ano passado, 19 mulheres foram mortas por feminicídios em Alagoas. Com isso, houve uma redução de 39%, já que, de acordo com o de Estatísticas e Análise Criminal (Neac), do Governo de Alagoa, em 2022 o número de vítimas foi 31. E 2023 também foi o ano com menor índice desse tipo de crime desde o ano de 2012”, afirmou.

Foto: Edvan Ferreira/Agência Alagoas

Na oportunidade, foram pontuadas algumas das atividades que serão desenvolvidas durante o mês dedicado à mulher. “Assim como fizemos no ano passado, vamos massificar a divulgação desses instrumentos de prevenção, a exemplo da divulgação do disk denúncia. A ideia é fortalecer e aproximar ainda mais da população esses instrumentos institucionais de defesa e de proteção disponibilizados pelo Governo de Alagoas”, disse Paulo.

Estiveram presentes as jornalistas Ana Carla Vieira, Andreza Araújo, Elaine Rafaela, Iracema Ferro, Marcelle Medeiros, Carol Sanches, Estela Nascimento, Cris Brito, Raysa França. Participaram ainda a mãe do governador, Silvana Dantas, a presidente nacional do Solidariedade Mulher, Maria Aparecida Santos, e a presidente estadual do partido, Danúbia Barbosa.