Viral

Cidade mais alta do mundo é 'inferno na Terra' e fica a 5.000 m acima do nível do mar no Peru

O ar rarefeito, o frio constante e a falta de sistema de esgoto e de coleta de lixo tornam a vida em La Rinconada difícil de suportar

Por Casa e jardim/Globo 01/03/2024 09h09
Cidade mais alta do mundo é 'inferno na Terra' e fica a 5.000 m acima do nível do mar no Peru
La Rinconada é a cidade mais alta do mundo e fica nos Andes peruanos - Foto: Wikimedia / Hildegard Willer

La Rinconada, no Peru, fica a 5.100 m acima do nível do mar e é considerada a cidade mais alta do mundo. Em meio às montanhas nevadas dos Andes, ela é um polo de garimpo de ouro, principal atividade econômica do local desde a sua fundação, e está a cerca de 1.400 km de distância de Lima, capital do país.

As condições climáticas extremas de La Rinconada, com 50% menos oxigênio do que o normal, tornam a cidade um ambiente que poucos conseguem suportar. Uma pessoa que chega à cidade precisa de cerca de 30 dias para conseguir se adaptar ao ar rarefeito. Hoje, acredita-se que entre 30 mil e 50 mil pessoas vivam no local.

Miserável, La Rinconada não tem sistema de esgoto nem de coleta de lixo — Foto: Wikimedia / Yo

Apesar da bela paisagem que a envolve, aos pés da montanha Ananea Grande, na região de Puno, La Rinconada é considerada um "inferno na Terra" e um dos piores lugares do mundo em termos de qualidade de vida e urbanismo.

Sem sistema de coleta pública de lixo e saneamento básico, a cidade é bastante suja e se tornou um ambiente insalubre, com todo tipo de dejeto jogado pelas ruas, além de ter rios de lama imunda correndo entre as construções.

As ruas de La Rinconada são cheias de lixo, fezes humanas e lama suja — Foto: YouTube / Nois Pelo Mundo / Reprodução

Isolada, La Rinconada também sofre com a dificuldade de acesso, já que parte da estrada que a liga ao restante do país é esburacada, cheia de pedregulhos e oferece pouca segurança.

Suas habitações improvisadas são feitas, na maioria, de metal corrugado e madeira. Algumas foram erguidas com tijolos e blocos de concreto. Grande parte não possui água corrente, eletricidade e sistema de aquecimento para enfrentar o frio que se mantém perto de 1 °C, podendo atingir temperaturas negativas facilmente.

As casas simples também não costumam ter banheiros, o que leva a população a jogar as suas fezes ao ar livre. Apesar disso, a cidade não fede, já que as temperaturas extremas impedem o apodrecimento dos materiais orgânicos, que se espalham pelas ruas em lamaçais. Para tomar banho, a população usa chuveiros públicos espalhados pela cidade.

Para quem quiser visitar o local, há hotéis que oferecem o básico: apenas uma cama e cobertores. Apesar de render um passeio exótico, La Rinconada exige cuidados, já que a criminalidade é bem alta. Não há polícia no local, fazendo com que assassinatos e desaparecimentos sejam comuns.