Cidades

Prefeitura forma 100 maceioenses em curso de zeladoria de praças

Após receberem o certificado do curso, formandos já iniciam a parte prática nas praças e espaços públicos

Por 7Segundos com Assessoria 07/03/2024 15h03
Prefeitura forma 100 maceioenses em curso de zeladoria de praças
Prefeito JHC com a formanda Claudia da Silva - Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió formou 100 maceioenses no curso de zeladoria e paisagismo de praças e espaços públicos da capital. O prefeito de Maceió, JHC, entregou nesta quinta-feira (07) os certificados do programa que capacitou a mão de obra da população para a inserção no mercado de trabalho.

Na formatura, JHC destacou que formar os maceioenses é motivo de muito orgulho, porque eles serão responsáveis por cuidar dos detalhes da cidade. JHC ainda frisou que com a formação os maceioenses também irão conscientizar a população sobre os cuidados com os espaços públicos.

“Hoje é um dia muito especial, porque vocês estão estreando um programa inédito em Maceió, em Alagoas e no Nordeste. Vocês são a primeira turma, fruto deste trabalho, que pensa em cuidar dos mínimos detalhes da nossa cidade. Vocês vão ter um papel especial de cuidar de espaços de convivência que trazem muitos benefícios para a cidade, como qualidade de vida, bem-estar, sustentabilidade. Vocês têm nas mãos uma oportunidade única de conscientizar e educar a população sobre a preservação do meio ambiente”, destacou.

Os selecionados receberam cursos teóricos de zeladoria, paisagismo, arborização e limpeza urbana, além de aulas práticas nos espaços públicos da capital. Após receberem o certificado do curso já iniciam a parte prática na zeladoria das praças. Além disso, cada zelador recebeu uma bolsa de R$ 1.712,05.

A oportunidade agradou aos estudantes, que foi, na maioria, moradores da parte alta de Maceió. Claudia da Silva foi uma das alunos que recebeu o certificado e falou da importância de participar do curso.

“Foi maravilhoso participar do curso, nós aprendemos muitas coisas e cada um teve a sua participação. Nós estamos aqui para aprender cada vez mais e dar o nosso melhor, que é estar sempre junto com nossos professores, com o nosso líder e buscando sempre aprender. Quanto mais a gente aprender, melhor é, mais podemos servir as pessoas que precisam da gente na praça. Então vamos manter sempre a praça limpa, sempre buscando o melhor e sempre fazendo o melhor”, disse.

O diretor-presidente da Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana, Moacir Teófilo afirmou que o programa vai além de capacitação, é também geração de emprego e renda para os maceioenses.

“Esse projeto foi pensado pelo prefeito JHC para que a gente pudesse somar forças com a população e com os serviços aqui para a nossa capital. Então, parabéns pessoal, que Deus abençoe vocês e que venha a segunda etapa”, frisou.

Revitalização de praças - A Prefeitura de Maceió está promovendo serviços simultâneos de reforma e revitalização em 17 praças da capital, em bairros que vão da parte alta à parte baixa. Com a revitalização, as áreas públicas ganham novos calçamentos, paisagismo, iluminação, equipamentos de lazer e atividade física, espaços de divertimento para crianças e animais, dentre outros equipamentos de socialização.