Alagoas

Ronda no Bairro celebra Dia Internacional da Mulher com Caminhada pela Orla de Maceió

Evento encerrou a programação da 1ª Semana da Mulher Ronda, que promoveu atividades de conscientização e valorização feminina

Por 7Segundos com Assessoria 08/03/2024 14h02
Ronda no Bairro celebra Dia Internacional da Mulher com Caminhada pela Orla de Maceió
Iniciativa faz parte do compromisso do Ronda no Bairro com a segurança e o bem-estar das mulheres - Foto: Victor Lopes / Ascom Ronda no Bairro

Na manhã desta sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, colaboradores do Ronda no Bairro (RB) encerraram a programação da 1ª Semana da Mulher Ronda com uma caminhada simbólica. O percurso, animado pela Banda de Música do Programa, teve início na base do Ronda, no Poço, e se estendeu até o Marco dos Corais, na Orla marítima.


Ao longo da caminhada, panfletos em homenagem às mulheres foram distribuídos, conscientizando a população sobre a importância da data e da luta pela igualdade de gênero. De volta à base, os colaboradores participaram de um café da manhã especial com muitas frutas e sorteio de brindes para as servidoras.

Para o superintendente do RB, Coronel Cícero Silva, a iniciativa, além de incentivar a prática de uma atividade física, teve como objetivo celebrar as conquistas femininas e promover a reflexão sobre os desafios ainda enfrentados pelas mulheres. “Lançamos a ideia e a adesão foi imediata, mesmo tendo marcado a caminhada para as 6h30 da manhã. Foi uma atividade também de confraternização entre os colaboradores”, ressaltou o superintendente.

Segundo a gerente do RB, Capitã Camila Albuquerque, a experiência de ter uma semana voltada para as mulheres foi bastante gratificante por garantir momentos de discussão de temas como empoderamento feminino e combate à violência contra a mulher. “Debater o empoderamento feminino é conscientizar, é estimular a autoestima. É dizer sim, você é capaz, você é competente e você pode. E ao mesmo tempo, discutir as formas de violência a que as mulheres são submetidas, muitas, na maioria das vezes, sem reconhecer que está sendo uma vítima de algum tipo de violência. É abrir os olhos delas”, destacou a Capitã.

A SEMANA


O Coronel Cícero Silva salientou que a Semana da Mulher Ronda teve como objetivo principal aprofundar o conhecimento das colaboradoras sobre temas relevantes como empoderamento feminino e combate à violência. A programação diversificada, composta por palestras, massagens relaxantes, culto religioso ecumênico e caminhada, proporcionou momentos de aprendizado, reflexão e confraternização.

Ele reforçou ainda que ações como essa integram as diretrizes do Governo de Alagoas e da Secretaria de Prevenção à Violência (Seprev), buscando garantir mais qualidade de vida aos colaboradores e conscientizar sobre a importância da prevenção da violência. O Ronda, como uma das superintendências da Seprev, se compromete a continuar promovendo a igualdade de gênero e construindo um ambiente de trabalho mais justo e inclusivo para todas as mulheres.