Política

Advogado alagoano ligado à família Bolsonaro é nomeado por Lula para o TRF-1

Eduardo Filipe Alves Martins é filho do ministro do STJ, Humberto Martins

Por 7Segundos 09/03/2024 18h06
Advogado alagoano ligado à família Bolsonaro é nomeado por Lula para o TRF-1
Advogado alagoano Eduardo Martins é nomeado para o TRF-1 - Foto: Reprodução

Conhecido em Brasília pela amizade com Flávio Bolsonaro e pela proximidade com a família do ex-presidente, o advogado alagoano Eduardo Filipe Alves Martins foi nomeado desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) pelo presidente Lula.

Apesar de parecer incoerente, a escolha do presidente Lula em nomear o amigo pessoal do seu principal adversário político - e de Flávio Jaime de Morais Jardim também nomeado para o TRF-1 - obedece a lista tríplice, a partir do Quinto Constitucional da OAB para preencher as vagas no Tribunal.

Lula poderia ter contrariado a lista, mas preferiu manter a escolha dos candidatos que passaram pelo escrutínio do Ministério da Justiça durante a gestão de Flávio Dino.

Eduardo Martins é filho do ministro do Supremo Tribunal de Justiça, Humberto Martins, e apesar da ligação com o principal rival político de Lula, teve o nome apoiado por Cristiano Zanin, advogado petista na Lava Jato, que foi nomeado para ocupar a vaga de Lewandowski no STF e pelo presidente da Câmara, Arthur Lira.

O mais novo desembargador federal também já teve o nome envolvido em polêmicas. Durante a operação Lava Jato, ele foi acusado de tráfico de influência e teria obtido R$ 40 milhões em honorários com a Fecomércio do Rio de Janeiro. A investigação foi arquivada pelo STF em 2021.