Viral

Kate Middelton: veja os sete 'erros' que chamaram atenção em foto 'manipulada' que foi retirada por agências

Instagram do casal publicou imagem neste domingo, a primeira oficial desde a cirurgia abdominal pela qual passou a princesa, mas agências de notícias apontaram suspeitas de adulteração

Por O Globo 11/03/2024 10h10
Kate Middelton: veja os sete 'erros' que chamaram atenção em foto 'manipulada' que foi retirada por agências
Os erros na foto de Kate Middelton - Foto: Reprodução

A princesa de Gales, Kate Middleton, assumiu que “exagerou” na edição de uma foto que levantou suspeitas de ter passado por "manipulação digital". O Palácio de Kensington publicou a primeira foto oficial dela desde sua cirurgia em janeiro, mas a imagem foi retirada por vários veículos de imprensa, incluindo quatro grandes agências de notícias do mundo, que apontaram evidências de adulteração.

O primeiro detalhe que despertou a desconfiança das agências foi uma "inconsistência no alinhamento da mão esquerda da princesa Charlotte". Mas, com o passar das horas, internautas descobriram pelo menos sete falhas que denunciaram o trabalho de edição de Kate Middleton.

1- Manga da blusa

Manga da blusa — Foto: Reprodução

Usuários das redes sociais afirmaram que parte do punho da Princesa Charlotte está faltando. Na imagem, é possível ver que uma parte da manga vermelha começa a desaparecer e se misturar com a estampa quadriculada.

2- Aliança

Aliança — Foto: Reprodução

A princesa de Gales, Kate Middleton, também levantou suspeitas ao aparecer sem usar sua aliança de casamento, cena inédita até então.

3 - Zíper do casaco

Zíper desalinhado — Foto: Reprodução

Internautas também apontaram um corte estranho na altura do zíper da jaqueta de Kate, que parece desalinhado em certa altura.

4- Sombra nas mãos

Sombra na mão — Foto: Reprodução

Outra inconsistência apontada foi a sombra ao redor do suéter do Príncipe Louis

5- Estação do ano

Estação do ano — Foto: Reprodução

Até a estação do ano foi questionada pelos internautas: na foto, uma árvore ao fundo parece estar florescendo, apesar de ser início de março.

6 - Suéter do Príncipe Louis

Suéter — Foto: Reprodução

Alguns usuários sugeriram que os padrões no suéter do Príncipe Louis não pareciam estar alinhados.

7 - Chão desalinhado

Chão — Foto: Reprodução

Também levantou dúvidas o chão atrás da família real, que parecer ter uma forma estranha.

Como o caso começou?

A publicação da fotografia ocorre dias após uma longa e incomum ausência midiática da mulher do príncipe William, que desatou semanas de especulações sobre a saúde de Kate, que passou ficou duas semanas internada após sua cirurgia. Com a imagem deste domingo, o palácio aparentemente esperava pôr fim às dúvidas, especialmente depois da publicação de algumas imagens dela dentro de um carro e da confirmação da retomada de sua agenda pública em junho.

No entanto, várias agências de imprensa — incluindo a AFP, a Reuters, a Getty Images e a Associated Press — decidiram cancelar a publicação e a distribuição da foto na noite deste domingo após perceberem que ela tinha sido adulterada. A AP foi a primeira a emitir um "kill notice" — termo da indústria usado para fazer uma retratação. Uma tal notificação é considerada um "pesadelo" para profissionais de relações públicas e um golpe na credibilidade de qualquer fonte.

"Observando mais de perto, parece que a fonte manipulou a imagem. Nenhuma foto substituta será enviada", destacou a AP, que foi seguida pela Reuters, "após uma revisão pós-publicação", e pela AFP, que divulgou um "kill notice" mandatório. A Getty Images também se retratou pela publicação da foto.