Educação

Ufal lança edital de convocação para terceira chamada do Sisu 2024.1

Candidatos devem enviar documentos digitalizados até 20 de março pelo site da Copeve para efetivação da pré-matrícula

Por 7Segundos com Assessoria 16/03/2024 08h08
Ufal lança edital de convocação para terceira chamada do Sisu 2024.1
Universidade Federal de Alagoas (Ufal) - Foto: Reprodução

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) e da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), torna público, nesta sexta-feira (15), o edital de convocação dos selecionados para a terceira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) referente ao semestre 2024.1. Os candidatos devem enviar os documentos digitalizados, cuja lista pode ser vista nos itens 10 e 11 do edital nº 01/2024, até o dia 20 de março por meio deste endereço eletrônico para efetivação da pré-matrícula.

Inicialmente, a publicação da lista estava prevista para o último dia 11, no entanto, por conta da publicação de uma segunda chamada – complementar à chamada regular – solicitada pela equipe do Ministério da Educação (MEC), foi preciso que o Núcleo Executivo de Processos Seletivos (Neps) da Copeve fizesse uma reorganização dos prazos anteriormente previstos.

“A necessidade de adiamento da publicação da terceira chamada de pré-matrícula e da terceira banca de heteroidentificação deste processo seletivo decorreu de imprevistos havidos durante a primeira chamada. Mesmo com todos os esforços empreendidos, não conseguimos divulgar a chamada de lista de espera em tempo oportuno. O processamento de uma chamada de pré-matrícula exige uma série de rotinas que precisam ser fielmente executadas para garantir a confiança no resultado, e isso a Copeve pratica em tudo que faz”, diz a nota divulgada pelo Neps.

Terceira chamada: inscrição, documentos e mais


O edital de convocação frisa que todos aqueles candidatos, tanto os que foram classificados como os que são suplentes, devem participar obrigatoriamente do procedimento de pré-matrícula. No ato do envio dos documentos, o candidato deverá validar os dados, conforme foram informados no momento em que se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023.

Além disso, os candidatos também precisarão responder ao questionário social e, posteriormente, anexar os arquivos referentes à documentação obrigatória. Após conferir os documentos, é só enviar. Uma vez clicando em "finalizar envio", não será possível anexar mais arquivos. Agora, se você ainda não tiver clicado na referida função, poderá conferir os documentos/arquivos que já foram anexados, bem como excluir, adicionar ou substituir qualquer documento/arquivo.

No entanto, o edital destaca que se houver pendência de documentos no Resultado Preliminar, o candidato poderá anexar novos documentos no período de recurso como forma de tentar sanar as pendências. Neste caso, aqueles que tiverem pré-matrícula indeferida, terão de 0h do dia 4 até às 23h59 do dia 8 de abril para recorrer do Resultado Preliminar, podendo argumentar sua defesa e indicar quais novos documentos foram enviados para tentar reverter a situação de indeferimento.

Cabe reforçar ainda que o resultado final da análise de documentação dos alunos nas modalidades de ampla concorrência, critério regional e/ou reserva de vagas ou cotas, junto com as respostas dos possíveis recursos, será publicado no dia 15 de abril no site da Copeve. E mais: aqueles que obtiverem deferimento após a análise de documentos terão a pré-matrícula confirmada.

Acesse o edital e confira a lista completa na íntegra.