Saúde

Empodera Mulher na Comunidade leva serviços ao bairro do Jacintinho

Ação da Prefeitura foi realizada pela Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania

Por 7Segundos com Assessoria 16/03/2024 17h05
Empodera Mulher na Comunidade leva serviços ao bairro do Jacintinho
Mulheres receberam atendimento de saúde e bem-estar. - Foto: Felipe Sóstenes/Secom Maceió

Dando continuidade às ações alusivas ao Mês da Mulher, a Prefeitura de Maceió realizou, na manhã deste sábado (16), o Empodera Mulher na Comunidade. O evento aconteceu na Escola Municipal Dr. Balthazar de Mendonça e beneficiou moradoras do Jacitinho e entorno. Quem compareceu, teve acesso a diversos serviços de saúde, cidadania e bem-estar.

A ação foi uma iniciativa da Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc). Foram ofertados também vacinação, aferição de pressão arterial, testes rápidos, atualização e cadastro no CadÚnico e outros serviços de assistência.

“O Empodera Mulher na Comunidade traz cidadania, empoderamento, autoestima, informações sobre o CadÚnico e vários serviços da Prefeitura para a comunidade. Aqui, as mulheres encontram vários serviços em um só lugar. Ofertamos atendimentos médicos, nutricionais, psicológicos e atividades para as crianças para que as mães pudessem vier e aproveitar o evento”, relatou Ana Paula Mendes, titular da Semuc.

A secretária destacou também que, durante a ação, as mulheres receberam orientações sobre enfrentamento à violência e a rede de atendimento às vítimas. “São diversos serviços de cidadania da Prefeitura vindo até a comunidade e às pessoas mais vulneráveis e que mais precisam. Juntamos tudo isso com um dia de lazer e festivo para que essas pessoas tenham ainda mais dignidade”, acrescentou Ana Paula.

A manicure Larissa da Fonseca aproveitou a oportunidade para resolver pendências com o Cadastro Único. Ela estava em busca do Número de Identificação Social (NIS) e saiu da ação com o que precisava. “Foi bem rápido, fiquei muito satisfeita e consegui o NIS. Gostei muito do serviço”, disse ela.

Quem também compareceu ao evento foi Lígia Cristina. A faxineira tentava a marcação de uma mamografia e saiu de lá com exame agendado. “Achei ótimo ter o serviço aqui, fui bem atendida e consegui marcar meu exame”, afirmou.

O Empodera Mulher na Comunidade teve parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Educação (Semed), e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes)