Alagoas

Alagoas participa de encontro do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública

Evento com gestores de todo o país foi realizado em Florianópolis, no Sul do Brasil

Por 7Segundos com Assessoria 18/03/2024 14h02
Alagoas participa de encontro do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública
Encontro do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública aconteceu em Florianópolis/SC - Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Ascom-SSP/SC

O secretário Flávio Saraiva participou, na sexta-feira (15), da reunião do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp). O evento, que contou com representantes de 24 estados do país e do Distrito Federal, foi realizado no CentroSul, em Florianópolis, Santa Catarina, dentro da programação do Congresso Nacional de Oficiais Militares Estaduais (Coname).

Durante o evento, os representantes estaduais debateram sobre temas como as tecnologias na segurança pública, a interação entre as forças de segurança, a violência no campo e alterações legislativas. Palestras, apresentações e deliberações internas também estiveram em pauta no encontro, que contou ainda com a participação do secretário nacional de Segurança Pública, Mário Sarrubbo.

Ele propôs a criação de um grupo de trabalho nacional na Senasp com o Consesp para melhorar a articulação junto aos recursos do Fundo Nacional de Segurança com os Estados. “Aqui os secretários de Segurança de todo o Brasil travam um diálogo que é fundamental na construção de diretrizes seguras para a segurança de todo o país de norte a sul. Há uma conjugação de esforços para se elevar o patamar da segurança no Brasil através dessa troca de experiências, ações e sugestões no campo legislativo”, ressaltou Sarrubbo.

O representante de Alagoas, o secretário Flávio Saraiva, enalteceu o trabalho conjunto entre os entes federativos e reforçou o investimento que vem sendo feito no estado. “Temos obtido resultados importantes na redução da criminalidade no território alagoano e isso tem sido conquistado com o apoio do Governo Federal, que tem dado um excelente suporte nos trabalhos e na aquisição de equipamento e construção de unidades para as forças policiais como os Centros Integrados do tipo 3”, afirmou Flávio.

Ainda houve a eleição da nova diretoria do Conselho com a aclamação do secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Avelar, como presidente. Ele terá como vice o secretário da SSP da Paraíba, Jean Francisco Bezerra Nunes. Simultâneo ao Consesp, foi realizado também o encontro dos chefes de inteligências das secretarias de Segurança Pública. Entre as apresentações, esteve a do diretor de Operações Integradas e de Inteligência da Senasp, Rodney da Silva, sobre ações gerais de enfrentamento ao crime.

Entre as missões do Consesp estão a de representar os interesses comuns das secretarias de Segurança Pública dos Estados e do Distrito Federal junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública e também propor medidas para aperfeiçoamento do Sistema Único de Segurança Pública.

O Consesp também desenvolve grupos de trabalho com o objetivo de produzir e publicar estudos e diagnósticos para a formulação e a avaliação de políticas públicas relacionadas com o tema segurança.