Política

Rodrigo quer depoimento do Confea na CPI da Braskem após informação do desligamento de bombas pela empresa

A informação é da Revista Veja, em nota veiculada nesta segunda-feira (18).

Por 7Segundos com Assessoria 18/03/2024 17h05
Rodrigo quer depoimento do Confea na CPI da Braskem após informação do desligamento de bombas pela empresa
Rodrigo Cunha - Foto: Assessoria

O senador Rodrigo Cunha (Podemos) vai propor que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Braskem ouça depoimentos de representantes do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). A informação é da Revista Veja, em nota veiculada nesta segunda-feira (18).

Segundo a Veja, “Relatório do Conselho enviado à CPI da Braskem no Senado concluiu, em dezembro de 2019, que a petroquímica desligou bombas de pressurização em cavernas de minas de sal-gema inativas para economizar energia em períodos de bandeira vermelha, quando a tarifa cobrada pela distribuidora de energia elétrica era mais alta”.

Em entrevista à Revista, Cunha afirmou que a acusação de que houve negligência no monitoramento e na manutenção das minas é “muito grave”. O parlamentar ainda afirmou à publicação que vai solicitar que colha o depoimento dos representantes do Confea responsáveis pelo laudo.

“O ‘desleixo’ da empresa e o ‘abandono’ dos poços, avaliou um grupo de trabalho do Confea à época, causou despressurização nas cavernas e provocou ‘fluência salina’. Segundo o relatório, ‘há fortes indícios de que as deformações provocadas pela fluência do sal nos poços inativos sejam responsáveis pelas subsidências superficiais e suas consequências (fraturamento e rachaduras superficiais)” em Maceió, diz o texto da Revista.

Veja afirma ainda que o grupo de trabalho do conselho acrescentou que, “apesar dos fortes indícios à luz dos dados (em dezembro de 2019), não se pode afirmar categoricamente que as subsidências superficiais (ainda em andamento) e suas consequências são resultados dos deslocamentos e eventuais rupturas das cavidades resultantes da extração de sal”.