Viral

'Bebê de pedra': idosa de 81 anos descobre feto calcificado que carregou por mais de 5 décadas

Após cirurgia para retirada do feto calcificado, a idosa foi encaminhada para uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Regional de Ponta Porã e morreu. Caso é considerado raríssimo.

Por G1 19/03/2024 11h11
'Bebê de pedra': idosa de 81 anos descobre feto calcificado que carregou por mais de 5 décadas
Idosa morreu após descobrir bebê calcificado em abdômen - Foto: Reprodução

Uma idosa, de 81 anos, descobriu que carregava um "bebê de pedra", ao ser encaminhada para o Hospital Regional de Ponta Porã, na região sul de Mato Grosso do Sul, com dores abdominais, de acordo com as informações do secretário de saúde da cidade, Patrick Derzi.

A suspeita da equipe médica é de que a mulher estava com o feto calcificado no abdômen há 56 anos, desde quando a idosa teve a última gestação. A idosa morreu logo após cirurgia para retirada do feto.

A mulher deu entrada no HR de Ponta Porã com um quadro de infecção grave em 14 de março deste ano. No mesmo dia, uma tomografia constatou o feto calcificado na região do abdômen da idosa. Veja o vídeo mais acima.

Assim que se deparou com a situação, a equipe de obstetrícia da instituição foi acionada e realizou a cirurgia para retirada do feto. Após o procedimento, a idosa foi encaminhada para uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e morreu no dia 15 de março.

A idosa morreu em decorrência de um quadro grave de infecção generalizada, que ocorreu a partir de uma infecção urinária, segundo o secretário municipal de saúde de Ponta Porã, Patrick Dezir.

Idosa morreu após descobrir bebê calcificado em abdômen. — Foto: Reprodução

Transferência

O secretário explicou que a idosa chegou ao Hospital Regional de Ponta Porã encaminhada de Aral Moreira, após complicação no quadro de infecção urinária. Assim que chegou no HR, no dia 14 de março, a equipe médica suspeitava de câncer.

No início do atendimento, a equipe médica suspeitava de câncer. Foi solicitado uma tomografia 3D, que identificou o feto calcificado no abdômen da idosa, de acordo com as informações da secretaria de Saúde de Ponta Porã.

Conforme apuração do g1, a idosa teria permanecido com o feto após a última gestação dela, há cerca de 56 anos. Desde então, a mulher passou a carregar o bebê que se desenvolve no abdômen, o que gerou a calcificação. Especialistas apontam esta condição como raríssima.

Caso raríssimo

O secretário de Saúde de Ponta Porã, Patrick Derzi, explicou que o nome da condição é litopedia. Derzi, que também é médico, comentou que o quadro clínico da idosa é considerado um tipo raro de gravidez, que só ocorre quando o feto de uma gravidez abdominal não reconhecida morre e se calcifica dentro do corpo da mãe.

"A litopedia é um tipo raro de gravidez ectópica [tipo de gravidez quando o óvulo fertilizado se desenvolve fora do útero], e ocorre quando o feto de uma gravidez abdominal não reconhecida morre e se calcifica. O 'bebê de pedra' é resultante e pode não ser detectado por décadas, e pode causar complicações futuras", comentou o secretário.