Geral

Conscientização e prevenção do câncer colorretal

Consumo excessivo de carne vermelha pode ser prejudicial e destacou a importância de uma dieta rica em fibras

Por 7Segundos 19/03/2024 14h02 - Atualizado em 19/03/2024 14h02
Conscientização e prevenção do câncer colorretal
Médica Endoscopista CARLA LESSA - Foto: Reprodução

Nesta terça-feira (19), amédica endoscopista, Carla Lessa, destacou no Antena manhã , a importância do Março Azul como um período de conscientização e prevenção do câncer colorretal. Durante sua fala, a Dra. Lessa ressaltou que o câncer de estômago, também conhecido como câncer gástrico, representa uma preocupação significativa na área da saúde. Principalmente o adenocarcinoma, responsável por aproximadamente 95% dos casos desse tipo de tumor.

Além do adenocarcinoma, a médica alertou para a ocorrência de outros tipos de tumores no estômago, como linfomas e sarcomas, sendo estes últimos considerados mais raros. A Dra. Lessa enfatizou a importância da prevenção, especialmente para aqueles com histórico familiar de câncer. "Se alguém na sua família teve câncer, você precisa procurar seu médico antes dos 50 anos para prevenir", enfatizou.

Durante a entrevista, a especialista também abordou hábitos alimentares e estilo de vida saudáveis como formas de prevenção. Ela alertou que o consumo excessivo de carne vermelha pode ser prejudicial e destacou a importância de uma dieta rica em fibras, o consumo adequado de água e a prática regular de atividades físicas.

O adenocarcinoma de estômago, segundo a médica, tende a afetar principalmente homens com idade entre 60 e 70 anos, com cerca de 65% dos pacientes diagnosticados após os 50 anos. No Brasil, o câncer de estômago é classificado como o quarto tipo mais comum entre homens e o sexto entre as mulheres, o que reforça a importância da conscientização e da adoção de medidas preventivas.