Tempo

Outono chega com expectativa de diminuição da temperatura e alta de chuvas em AL

Estação se iniciou nesta quarta-feira às 00h06 e irá até o dia 21 de junho

Por 7Segundos 20/03/2024 11h11 - Atualizado em 20/03/2024 11h11
Outono chega com expectativa de diminuição da temperatura e alta de chuvas em AL
Mesmo com a diminuição, as temperaturas devem ficar acima da média - Foto: Ilustração

O outono começou com a expectativa de declínio gradual das temperaturas e de uma alta de chuvas em Alagoas. A estação se iniciou nesta quarta-feira (20) às 00h06 e irá até o dia 21 de junho.

A reportagem do 7Segundos entrou em contato com o meteorologista Vinícius Pinho, superintedente da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) para falar sobre o assunto. 

Ele explicou que o inicio das quedas de temperatura deve se dar a partir de abril, no entanto, ainda devem ficar acima da média. Segundo Vinícius, nesse ano a expectativa é de chuvas acima da normalidade, principalmente no Leste do litoral, na Zona da Mata e no Baixo São Francisco. Já no Agreste e no Sertão, devem se manter na média e que já seriam um alívio pelas regiões estarem sofrendo com a estiagem.

"O outono talvez seja a estação do ano mais importante, pois é dentro do outono que inicia-se a nossa quadra chuvosa e o nosso período de recarga hídrica, é dentro do outono que temos uma melhora da condição da vegetação e do nível dos reservatórios", destacou o meteorologista.

Além disso, deve ocorrer uma diminuição do fenômeno do El Niño os próximos dois meses e deve voltar rapidamente para um período de La Niña, que favorece a ocorrência de chuvas em todo Nordeste do Brasil, inclusive em Alagoas. Da mesma forma, as temperaturas do Oceano Atlântico estão acima da normalidade, o que também favorece a ocorrência de chuvas.