Viral

Prisão? Necrotério? Saiba quais são os 5 segredos dos navios de cruzeiro

Tão grandes como cidades pequenas, embarcações de luxo têm detalhes curiosos ocultos

Por O Globo 21/03/2024 09h09
Prisão? Necrotério? Saiba quais são os 5 segredos dos navios de cruzeiro
Vista aérea do Icon of the Seas, da Royal Caribbean - Foto: JONATHAN NACKSTRAND / AFP

Os navios de cruzeiro têm características ocultas que muitos passageiros, especialmente os de primeira viagem, desconhecem. Alguns navios são tão grandes quanto cidades pequenas, e embora seja relativamente fácil se familiarizar com um número aparentemente interminável de atrações, como parques aquáticos, estúdios de tatuagem e vários restaurantes, há também um ecossistema inteiro, muitas vezes abaixo dos decks dos passageiros, que está envolto em mistério.

Aqui estão cinco coisas que os passageiros de cruzeiros podem não saber sobre esses navios:

Necrotério

Os navios de cruzeiro transportam milhões de passageiros a cada ano, e não é incomum que ocorram mortes a bordo. A maioria dos navios é obrigada a ter um necrotério e sacos adicionais para corpos em caso de emergência.

Geralmente, trata-se de uma pequena sala refrigerada de aço inoxidável no deck mais baixo do navio, capaz de acomodar entre dois e 10 corpos, dependendo do tamanho do navio. Quando um passageiro ou membro da tripulação morre, os funcionários do navio notificarão as autoridades em terra e uma equipe médica avaliará o corpo e o levará para o necrotério, onde ele será mantido até que os arranjos para a repatriação sejam feitos. Na maioria dos casos, o corpo será removido no próximo porto de escala, mas às vezes permanecerá a bordo até o final da viagem.

Prisão

Não há policiais em navios de cruzeiro, mas a maioria das embarcações têm pequenas celas conhecidas como "brig". Passageiros indisciplinados podem acabar nelas se a equipe de segurança do navio determinar que violaram o código de conduta da linha de cruzeiro.

O "brig", geralmente uma sala simples com uma cama e instalações de banheiro, não possui grades de ferro como uma cela de prisão tradicional. É usado para deter hóspedes que cometem crimes graves como agressão ou posse de substâncias ilegais. Passageiros bêbados e desordeiros podem ficar sob "prisão na cabine", o que significa que não podem sair de sua cabine sem um acompanhamento de segurança.

Dependendo das circunstâncias, a maioria dos passageiros colocados no "brig" permanecerá lá até que possam ser entregues às autoridades policiais.

Maior cruzeiro do mundo, o Icon of The Seas - Imagem: Reprodução/Instagram

Deque 13

Muitos navios de cruzeiro não possuem um Deck 13 por causa da superstição generalizada na cultura ocidental de que o número é azarado. Navios com um Deck 13 geralmente o utilizam para áreas públicas, não para cabines.

Alguns navios, como os navios da classe Quantum da Royal Caribbean, têm um Deck 13 porque as embarcações são usadas principalmente para o mercado asiático, onde o número não é considerado azarado. Os navios da MSC também têm um Deck 13, mas não um Deck 17, porque o fundador da linha de cruzeiros é italiano, e o número 17 é considerado azarado na Itália.

Piscinas e instalações escondidas para a tripulação

Normalmente, há mais de mil membros da tripulação a bordo de grandes navios de cruzeiro e, embora passem a maior parte do tempo servindo os passageiros, existem várias áreas nos decks inferiores designadas para que possam relaxar.

As instalações variam de navio para navio, mas geralmente há pequenas piscinas na proa do navio exclusivamente para os membros da tripulação, além de restaurantes, bares e áreas de lazer como salas de jogos e academias. O bar designado, um ponto social central para os funcionários depois de terminarem seus turnos, muitas vezes recebe música ao vivo e eventos à noite.

O "Icon of the Seas" da Royal Caribbean, o maior navio de cruzeiro do mundo, tem um "bairro" inteiro dedicado aos seus 2.300 membros da tripulação, com um clube que possui cadeiras de massagem e varandas virtuais — telas grandes que mostram vistas em tempo real do exterior — além de um restaurante.

Reuniões dos Alcoólicos Anónimos

Com pacotes de bebidas all-inclusive e inúmeros bares, navios de cruzeiro podem ser um ambiente difícil para os hóspedes em recuperação. Muitas linhas de cruzeiro oferecem reuniões diárias do Alcoólicos Anônimos, geralmente agendadas como "Amigos de Bill W.", em referência a William Wilson, que co-fundou o programa A.A. em 1935.

As reuniões geralmente são realizadas em um local tranquilo como a biblioteca, onde os hóspedes podem se sentir confortáveis e manter seu anonimato. Elas também estão abertas a outros membros de grupos de apoio, como Narcóticos Anônimos.