Direitos Humanos

Em três meses, Alagoas Sem Fome entrega mais de 600 kg de alimentos para população carente do estado

Ações do Governo vem garantindo dignidade e alimento na mesa de quem mais precisa

Por 7Segundos com Assessoria 25/03/2024 20h08
Em três meses, Alagoas Sem Fome entrega mais de 600 kg de alimentos para população carente do estado
Restaurantes populares do Benedito Bentes e Estádio Rei Pelé oferecem refeições de qualidade e a preços acessíveis - Foto: Marco Antonio / Agência Alagoas

Sancionado pelo governador Paulo Dantas no final do ano passado, o Programa Alagoas Sem Fome vem garantindo dignidade e alimento na mesa de quem mais precisa. O Governo do Estado reuniu projetos que já existem e criou outras iniciativas para fortalecer seu propósito, como a criação do Cartão Alagoas sem Fome, arrecadação e doação de alimentos, construção de uma fábrica de alimentos e a criação do Conselho Estadual do programa e de mais um restaurante popular.

Na primeira ação, ocorrida durante as festas de Réveillon do ano passado, em apenas um dia foram arrecadados 322 kg de alimentos, que foram doados à Casa de Ranquines, primeira instituição beneficiada pelo Alagoas sem Fome.

Marco Antonio / Agência Alagoas

Já no mês passado, o Governo de Alagoas realizou a segunda doação. Sendo, desta vez, 300 kg de alimentos não perecíveis para a Casa de Acolhimento Mãe das Graças, que atende 70 idosos e funciona no bairro Village Campestre. Os produtos doados foram arrecadados nas caixas do programa disponibilizadas na última edição do Camarote Celebration do bloco Pinto da Madrugada, que se tornou parceiro oficial da iniciativa.

Durante a ação, a coordenadora do Alagoas Sem Fome, a secretária de Estado da Primeira Infância, Paula Dantas, ressaltou que, de 2022 para 2023, a gestão do governador Paulo Dantas diminuiu em 3.3% a extrema pobreza do Estado, o que significa menos 100 mil pessoas passando fome. “Foi um alcance muito grande, que serviu de inspiração para vários outros estados, e a gente acredita que com o Cartão Cria e os novos restaurantes populares a gente vai conseguir melhorar ainda mais esse indicador”, disse na ocasião.

Atualmente, o programa conta com três caixas de arrecadação de alimentos não perecíveis em pontos estratégicos. Elas podem ser encontradas no corredor principal de acesso da loja Carajás Mangabeiras, no Parque Shopping, em frente à loja Tok&Stok, e no estádio Rei Pelé.

Quem quiser doar basta se dirigir a esses locais no horário de funcionamento dos estabelecimentos e, no caso do Rei Pelé, durante os jogos da Copa do Nordeste. Além dessas, outras caixas de arrecadação e estandes serão montados, como em eventos do Celebration Entretenimento e, em breve, em alguns pontos fixos, como o Marco dos Corais e no Maceió Shopping.

Restaurante Popular

Marco Antonio / Agência Alagoas


Em Alagoas já existem dois restaurantes populares, sendo um no bairro do Benedito Bentes I e o outro no Estádio Rei Pelé, os quais servem refeições de qualidade à população, de segunda a sexta-feira, por apenas R$ 2,00. E com a finalidade de ampliar essa ação, será criado mais um restaurante popular, dessa vez no bairro do Jacintinho, que permitirá acesso à alimentação segura e nutritiva para os moradores da região. Essa iniciativa representa um compromisso do Governo no combate à fome no estado, proporcionando acesso a refeições nutritivas, a preço popular, para aqueles que mais necessitam.

Fábrica

O Governo de Alagoas também vai construir uma fábrica que será dedicada à produção de alimentos, como a sopa desidratada de legumes e vegetais e polpas de frutas, em colaboração estratégica com os permissionários do Ceasa.

Cartão Alagoas Sem Fome

A criação do Cartão Alagoas sem Fome também está em fase de conclusão. Aqueles que estão na situação de insegurança alimentar e que preenchem os critérios estabelecidos pelo programa vão receber um auxílio financeiro mensal destinado ao combate à fome e à desnutrição. Com o cartão será possível adquirir produtos alimentícios comercializados em estabelecimentos cadastrados junto ao Programa Alagoas sem Fome.