Política

Janela partidária termina na sexta (05); confira quais foram as principais movimentações dos partidos até agora

Durante a janela partidária, os vereadores de mandato podem trocar de partido sem sofrer penalidades

Por Felipe Ferreira 01/04/2024 11h11 - Atualizado em 01/04/2024 11h11
Janela partidária termina na sexta (05); confira quais foram as principais movimentações dos partidos até agora
As movimentações dentro dos partidos já vem acontecendo desde o primeiro dia da janela partidária - Foto: Ascom/TSE

A janela partidária para as eleições de 2024 vai se encerrar na próxima sexta-feira (05). O período é caracterizado pela troca de partido, neste ano, por vereadores, sem que os parlamentares percam seu mandato por infidelidade. A janela partidária teve início em 7 de março e terá seu encerramento na próxima sexta-feira (05).

Durante o período vigente da janela partidária, os parlamentares de mandato que trocarem de partido não poderão sofrer qualquer tipo de penalidade, como a perda de mandato por infidelidade.

As movimentações dentro dos partidos já vem acontecendo desde o primeiro dia da janela, a exemplo do ato do PP, que marcou a abertura do período. Apesar das alterações que foram feitas até o momento, tudo pode ser mudado até esta sexta-feira.

Movimentações até o momento


Na capital alagoana, mesmo faltando poucos dias para fechar a janela, o cenário parece estar definido. O PL, partido comandado em Alagoas pelo prefeito JHC, foi a legenda que obteve o maior crescimento dentro da Câmara de Vereadores de Maceió.

O PL conta agora com 10 vereadores
, incluindo o líder do governo dentro da Casa de Mário Guimarães, o vereador Chico Filho.

O MDB, partido liderado pelo senador Renan Calheiros e ligado ao Governo Estadual, começou a atual legislatura com a maior bancada na Casa, mas agora conta apenas com quatro vereadores.

O presidente da Câmara Municipal de Maceió, Galba Netto, ainda está no MDB, mas já deixou claro que está de saída. A expectativa agora, é descobrir qual será o destino de Galba: compor o chapão de JHC e se filiar ao PL, ou focar na pré-candidatura a vice-prefeito e migrar para o PRD.

O PT, partido que contava apenas com um vereador em Maceió, dobrou de tamanho com a chegada de Teca Nelma. Porém, informações de bastidores dizem que o petista Doutor Valmir, insatisfeito com a filiação de Teca, deve migrar para o PSB até o final da janela partidária.

Com estas movimentações, ocorridas até o presente momento, o PSD, que contava com dois nomes na Casa, ficou sem representação. O PSB, que também tinha dois nomes, ficou sem vereador. O Podemos perdeu o vereador Marcelo Palmeira para o PL, mas ganhou Samyr Malta que deixa o PSDB e vai se filiar logo mais ao partido do senador Rodrigo Cunha.

O cenário eleitoral que parece estar definido, pode ser mudado completamente até os últimos minutos desta sexta-feira (05), quando teremos o encerramento da janela partidária.