Religião

Vaticano aceita renúncia de Dom Antônio Muniz e nomeia Dom Beto como novo arcebispo

Dom Antônio Muniz era arcebispo de Maceió desde 2006

Por 7Segundos com CNBB 03/04/2024 08h08 - Atualizado em 03/04/2024 09h09
Vaticano aceita renúncia de Dom Antônio Muniz e nomeia Dom Beto como novo arcebispo
Dom Antônio Muniz, ex-Arcebispo Metropolitano - Foto: Urilian Santana/Pascom Arquidiocesana

O Papa Francisco aceitou, nesta quarta-feira (03), a renúncia ao ofício de arcebispo de Maceió apresentada por dom Antônio Muniz Fernandes, tendo em vista cuidados com sua saúde. Dom Carlos Alberto Breis Pereira foi nomeado como sucessor no pastoreio da arquidiocese alagoana e agora, torna-se arcebispo emérito.

Dom Antônio Muniz era arcebispo de Maceió desde 2006. Em seu governo, definiu a Pastoral Social como um imperativo. Instituiu as Missas pela Paz, celebradas mensalmente na Catedral, frente à escalada da violência no estado.

Além disso, também fundou a Fazenda da Esperança Santa Teresinha, como forma de enfrentamento ao avanço do narcotráfico e a recuperação de dependentes químicos.

Também foram projetos levados à frente por ele a Casa do Servo Sofredor, e a dinamização do Secretariado de Assistência Social Juvenópolis. Ele também se dedicou ao trabalho de evangelização e educação da fé do Povo de Deus com a realização das Missões Populares em todas as paróquias da arquidiocese.

Novo arcebispo

Catarinense de São Francisco do Sul, dom Beto, como é carinhosamente chamado, nasceu em 16 de setembro de 1965 e é frade menor franciscano desde a década de 1980. Ele ingressou na Província Franciscana da Imaculada Conceição e fez o noviciado. Depois, se transferiu para a Província de Santo Antônio do Brasil, no Nordeste, onde emitiu a profissão religiosa como frade menor franciscano, em 10 de janeiro de 1987.

A ordenação presbiteral foi em 20 de agosto de 1994. Dom Beto licenciou-se, ainda, em Teologia Espiritual na Pontifícia Universidade Antonia num de Roma entre 2005 e 2007. No âmbito da sua ordem religiosa, desempenhou diversas funções, como mestre dos professores temporários; secretário provincial da formação e estudos; guardião e definidor provincial; vigário provincial; moderador da formação permanente; coordenador do serviço de formação da Conferência dos Frades Menores no Brasil; e ministro provincial da Província de “Santo Antônio”, com sede em Recife. Também desempenhou a função de pároco durante o ministério presbiteral.

Em fevereiro de 2016, foi nomeado bispo coadjutor de Juazeiro (BA). Em 7 de setembro do mesmo ano, tomou posse como o quarto bispo da diocese. No quadriênio de 2019 a 2023, foi membro da Comissão para a Doutrina da Fé da CNBB e vice-presidente do Regional Nordeste 3 da Conferência. Em 2023, foi eleito presidente do Regional, cargo que desempenhou até o início de 2024, quando assumiu o ofício de arcebispo coadjutor de Maceió, em 6 de janeiro.