Religião

Saiba quem é Dom Beto, o novo arcebispo de Maceió

Dom Carlos Alberto Breis Pereira foi nomeado como sucessor no pastoreio da arquidiocese alagoana e agora, torna-se arcebispo emérito

Por Lane Gois 03/04/2024 13h01 - Atualizado em 03/04/2024 13h01
Saiba quem é Dom Beto, o novo arcebispo de Maceió
Dom Beto Breis - Foto: Comunicação CPT – Juazeiro

Com a renuncia e a saída de dom Antônio Muniz Fernandes, nesta quarta-feira (3), Dom Carlos Alberto Breis Pereira foi nomeado como sucessor no pastoreio da arquidiocese alagoana e agora, torna-se arcebispo emérito.

Catarinense de São Francisco do Sul, dom Beto, como é carinhosamente chamado, nasceu em 16 de setembro de 1965 e é frade menor franciscano desde a década de 1980. Ele ingressou na Província Franciscana da Imaculada Conceição e fez o noviciado. Depois, se transferiu para a Província de Santo Antônio do Brasil, no Nordeste, onde emitiu a profissão religiosa como frade menor franciscano, em 10 de janeiro de 1987.

A ordenação presbiteral foi em 20 de agosto de 1994. Dom Beto licenciou-se, ainda, em Teologia Espiritual na Pontifícia Universidade Antonia num de Roma entre 2005 e 2007. No âmbito da sua ordem religiosa, desempenhou diversas funções, como mestre dos professores temporários; secretário provincial da formação e estudos; guardião e definidor provincial; vigário provincial; moderador da formação permanente; coordenador do serviço de formação da Conferência dos Frades Menores no Brasil; e ministro provincial da Província de “Santo Antônio”, com sede em Recife. Também desempenhou a função de pároco durante o ministério presbiteral.

Em fevereiro de 2016, foi nomeado bispo coadjutor de Juazeiro (BA). Em 7 de setembro do mesmo ano, tomou posse como o quarto bispo da diocese. No quadriênio de 2019 a 2023, foi membro da Comissão para a Doutrina da Fé da CNBB e vice-presidente do Regional Nordeste 3 da Conferência. Em 2023, foi eleito presidente do Regional, cargo que desempenhou até o início de 2024, quando assumiu o ofício de arcebispo coadjutor de Maceió, em 6 de janeiro.