Política

Encontro do PL Mulher encoraja as alagoanas a participar da política e transformar a realidade do estado

Evento reuniu multidão em Maceió, neste sábado, e contou com a presença do casal Bolsonaro

Por Assessoria 07/04/2024 15h03
Encontro do PL Mulher encoraja as alagoanas a participar da política e transformar a realidade do estado
Mulheres encorajadas a participarem da política - Foto: Assessoria

Com a presença de Michelle Bolsonaro, presidente nacional do PL Mulher, e do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, o Partido Liberal reuniu uma multidão em Maceió, na manhã deste sábado (6), para encorajar mulheres do Estado de Alagoas a participarem da política e, consequentemente, colaborar com uma sociedade mais justa e com mais igualdade de oportunidades para todos.

Com caravanas de diversos municípios do interior, o Encontro do PL Mulher em Alagoas mostrou a força que o partido tem demonstrado em todo o Brasil na busca pelo fortalecimento das ações políticas que, de fato, mudam a vida das pessoas. Também comprovou a gratidão que povo de Alagoas mantém pelo casal Bolsonaro em virtude das medidas tomadas durante o governo.

Maceió é a 20ª capital que recebeu o encontro organizado pelo movimento feminino. Até maio, o diretório nacional do PL Mulher planeja visitar todos os estados brasileiros, sempre com o objetivo de motivar agentes transformadoras da sociedade a ocupar espaços de poder ainda maiores.

Michelle foi quem impulsionou as atividades do PL Mulher desde que assumiu a presidência deste setor do partido, há pouco mais de um ano. Junto com a equipe de trabalho, ela elaborou um cronograma de visitações com foco no público feminino. Os resultados, segundo ela divulgou, são surpreendentes. Neste período, o PL aumentou o número de filiações em 370%, chegando à impressionante marca de 364 mil mulheres filiadas à legenda.

“A mulher pode muito quando tem vocação, diz sim ao chamado que recebeu e se coloca à disposição para trabalhar pelo seu povo. Aconteceu isso comigo. Um dia, fiz uma oração a Deus quando descobri que meu marido tinha a intenção de concorrer à Presidência da República. Disse a Deus que, se ele ganhasse, eu trabalharia pelos ‘invisíveis’. E, assim, cumpri com o meu compromisso ao lado do homem que foi chamado por Deus para ser instrumento para a nação”, ressaltou Michelle Bolsonaro, ao público de Alagoas.

Ela ainda refletiu sobre o papel que desempenha atualmente, após ter deixado o governo, no fim de 2022, garantindo que a missão de trabalhar pelo País não acabou. “Pensei que estaria em um ano sabático, que me dedicaria mais à minha família, mas veio o convite do PL Mulher e aceitei o desafio, pedindo para conciliar minha pauta prioritária de ser mãe. Desde então, estamos trabalhando pelo engajamento feminino no Brasil e pelo fortalecimento dos ideais defendidos pelo PL”, destacou.

Michelle revelou que a meta do partido é eleger o máximo de mulheres vereadoras e prefeitas no País, a partir do trabalho que vem sendo construído na base, com a estruturação do movimento feminino na sigla. “Estamos com este objetivo porque sabemos que mulher cuida de mulher e sabe cuidar de todos. Nós sabemos trabalhar em conjunto com os homens, porque nós os amamos e precisamos da força deles. Praticamos uma política colaborativa”, reforçou.

Na conversa com as alagoanas, a presidente nacional do PL Mulher elogiou Jair Bolsonaro como marido e líder político. Ela frisou a batalha que o casal enfrenta contra as narrativas distorcidas e o constante embate jurídico. Também lembrou que o governo enquanto esteve sob o comando do casal ‘fechou a torneira da corrupção’, sendo o primeiro a deixar as contas no azul, com R$ 54 bilhões em caixa, e a dar ampla visibilidade às mulheres e às pessoas com deficiência.

“Mesmo assim, fizeram de tudo para tornar o meu esposo inelegível. No entanto, a gente compreende que a missão que temos não acabou e vai chegar o tempo – já está chegando, na verdade – que a verdade prevalecerá. Chegará o momento em que as mulheres de bem vão se levantar para mudar esta realidade, afinal de contas nós somos protagonistas das nossas próprias histórias”, comentou.

Michelle ainda foi homenageada com o título de cidadã honorária de Maceió, concedido pela Câmara Municipal. O autor do projeto de decreto legislativo, apresentado no Parlamento da capital, vereador Leonardo Dias (PL), foi quem entregou a honraria pessoalmente. Ela também empossou 33 presidentes de diretórios municipais de Alagoas durante o encontro.

A vice-presidente nacional do PL Mulher, Amália Barros, que é deputada federal pelo Mato Grosso, discursou e exaltou o trabalho do partido pelo engajamento feminino, feito de forma madura por Michelle Bolsonaro. Ela contou como ingressou na carreira política, por incentivo absoluto da então primeira-dama do Brasil, e a luta que enfrentou para sanção de uma lei que beneficia pessoas com visão monocular.

Ela se refere à lei que classifica a visão monocular como deficiência visual. O texto garante a concessão de direitos e benefícios para a população que enxerga com apenas um olho, classificadas como o previsto na legislação para pessoas com deficiência, após aplicação da avaliação biopsicossocial.

“Eu só tenho uma visão e encontrei muitas barreiras no governo de esquerda, que não reconhecia a deficiência visual de quem tem visão monocular. Bati em muitas portas no Congresso Nacional e após idas e vindas conseguimos a aprovação da lei e a sanção do presidente Bolsonaro, com todo o apoio que recebi da Michelle”, destacou.

A presidente do PL Mulher em Alagoas, Eudócia Caldas, enalteceu a política feita por Michelle Bolsonaro e a parabenizou pelos resultados obtidos até agora com estes encontros estaduais. Segundo ela, é de total interesse do PL a participação efetiva das mulheres na política brasileira.

“Foi Michelle quem alavancou este projeto que já existia no Partido Liberal, mas que não tinha expressividade. O que estamos presenciando é o interesse maior, o engajamento do movimento feminino nas ações políticas. Este projeto só cresce e ganha expressividade no País inteiro. Em Alagoas, conclamamos as nossas mulheres para que participem do processo eleitoral, se coloquem na disputa para vereador e para prefeita, e que se filiem ao PL para que sejam ativas neste ambiente de transformação social”, reforçou Eudócia.

BOLSONARO ENCORAJA MULHERES PARA A POLÍTICA

Ao fim do encontro, Jair Bolsonaro falou ao público sobre a importância da participação feminina na política. Ele as encorajou a ocuparem espaços de poder, lembrou as medidas sociais tomadas em seu governo e as parcerias com políticos alagoanos de prestígio nacional que garantiram melhorias ao povo brasileiro.

“Este evento, feito pela Michelle Bolsonaro, é dedicado às mulheres de todo o Brasil, que precisam estar na política e fazer política de modo a transformar ainda mais a vida das pessoas. A nossa satisfação é que as mulheres se engajem, não por cotas, mas pelo desejo próprio de mudar este País”, discursou. Bolsonaro esteve acompanhado de políticos locais, de outros estados e ex-ministros de Estado.