Acidentes

Nota Fiscal Cidadã: mais duas instituições sociais são cadastradas na campanha

Instituto Feminista Jarede Viana atende a população do Ouro Preto e Zapt Saúde do Benedito Bentes

Por 7Segundos com Assessoria 08/04/2024 14h02 - Atualizado em 08/04/2024 14h02
Nota Fiscal Cidadã: mais duas instituições sociais são cadastradas na campanha
Conheça as novas instituições participantes da NFC - Foto: Reprodução

A Nota Fiscal Cidadã (NFC), da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL), tem mais duas novas instituições sociais cadastradas na campanha. A primeira é o Instituto Feminista Jarede Viana, que atende a população do bairro do Ouro Preto. E a outra é a Associação Beneficente das famílias do complexo Benedito Bentes – Zapt Saúde – que beneficia as pessoas do bairro e as grotas adjacentes.

Fundado há 15 anos, o Instituto Feminista Jarede Viana tem como missão desenvolver ações de combate à violência contra a mulher e às vulnerabilidades sociais enfrentadas pela juventude. Além disso, busca articular processos de enfrentamento político/cultural e oferecer assessoria/consultoria para instituições públicas e privadas.

Quanto aos serviços, atualmente, estão oferecendo cursos de formação em modelagem étnica, corte e costura. Além disso, proporcionam apoio a mulheres que já estiveram no sistema prisional, incluindo acolhimento, orientação para reintegração na sociedade e na família, acompanhamento durante o processo de formação e inserção no mercado de trabalho, juntamente com suporte de assistência social.

“Estamos muito felizes com nossa participação ativa na NFC. Esta parceria vem para somar com todas as atividades que já executamos em nossa instituição, que atende mulheres vítimas de violência, pessoas em situação de vulnerabilidade, com foco especial em mulheres negras e indígenas. A nossa missão é desenvolver estratégias de reinserção social e emancipação das mulheres, promover o protagonismo juvenil, e outros”, destacou a coordenadora da entidade, Jennifer Bruna.

Já a Associação Beneficente das famílias do complexo Benedito Bentes – Zapt Saúde – existe há 18 anos e desempenha um papel significativo na melhoria da qualidade de vida de seus associados e da comunidade em geral. Por meio de atendimentos de saúde, assistência social, educação e defesa dos direitos individuais e coletivos, em conformidade com a constituição, promovendo o exercício da cidadania entre seus assistidos.

Atualmente, a instituição atende mais de 160 famílias e oferece serviços que incluem artesanato, terapia e tratamento para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e terapia para adultos.

“Como parte desse esforço, a instituição estabeleceu uma parceria com a campanha NFC, permitindo que os cidadãos contribuam colocando seu CPF nas notas fiscais e ajudando as instituições. Este é um esforço conjunto, exigindo muito trabalho e dedicação. Agradeço à equipe da Sefaz-AL por nos apoiar e acolher”, mencionou o diretor da instituição, Elias Maciel da Silva.